Ano lectivo 2014/2015

DIA MUNDIAL

DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA






No dia 15 de Novembro comemorámos o Dia da Língua Gestual Portuguesa.


De manhã, os alunos do 4º ano , 5ºA e 6ºA (turmas especiais), assistiram na Biblioteca, a um filme falado em Português, com tradução em Língua Gestual Portuguesa

Uma série de 63 histórias que são autênticas lições de vida. Cada história representa um valor : a Coragem, a Honradez, a Lealdade.

Cada grupo pode visionar um filme diferente.

Participaram os respectivos Professores das Turmas (da disciplina que teriam a essa hora), os Professores de Língua Gestual, os Intérpretes e Professores de Apoio do Departamento de Educação Especial.

Simultaneamente , no mesmo espaço, decorreu a primeira sessão de leitura-debate sobre o livro de Emmanuelle Laborit, O Grito da Gaivota, com um grupo de alunos do 5º e 6º anos. Leram em voz alta, interpretaram e comentaram alguns excertos dos primeiros capítulos desta autobiografia de uma actriz surda.


Da parte da tarde decorreu outra primeira sessão de leitura, com um grupo dos alunos do 5ºA, sobre este livro do Mês
A aluna Mariana Couto ( turma integrada -8º3ª) foi a animadora das sessões de leitura desta turma.

Pelas 15h20 , na sala 22, o Departamento de Educação Especial organizou uma sessão do filme “A Busca da Esperança”, para todos os alunos da Escola, Professores e para a Comunidade Educativa. Assistiram quase todos os alunos das turmas especiais e ainda as turmas inscritas na sessão, pelos respectivos Professores.

Estiveram presentes todos os elementos do Departamento de Educação Especial.



Durante este mês os alunos foram construindo um painel de sensibilização para a leitura do livro “O Grito da Gaivota”, no átrio da escola. Foram afixadas nas vitrines do BlocoA diversas frases de Emmanuelle Laborit sobre a Língua Gestual Francesa, e sobre os sentimentos e vivências da vida de uma adolescente surda.







A ESTANTE DO MÊS






Em Outubro: ARTES

Os alunos procuraram, na Biblioteca, uma imagem(ampliar a foto) que assinalava a estante em destaque.
No âmbito da Estante do Mês, das Artes, convidámos os alunos a participar no CONCURSO DE CALIGRAFIA

O Júri foi constituído por um Professor da Biblioteca e um Professor de Educação Visual.

Os três melhores trabalhos foram :



Zhang Qian Qian 6º 1ª
Beatriz Bandarra 6º 2ª
Carolina Meleças 6º 1ª