Ano lectivo 2014/2015

Inauguração da Biblioteca da Escola EB1 Parque Silva Porto - 23 de Abril

.
Lisboa vai celebrar o Dia Mundial do Livro com uma ligação inédita entre leitura e alimentação saudável. Para tal, foi preparado um programa de piqueniques em várias escolas e nos principais jardins públicos da cidade.

Além do Jardim do Palácio das Galveias, também o Jardim da Estrela, o Parque Silva Porto, em Benfica, o jardim do Palácio do Contador-Mor, na Bedeteca de Lisboa, o Jardim de São Pedro de Alcântara são alguns dos espaços que acolhem as crianças nesta edição educativa e cultural de saudáveis e divertidos piqueniques.

A Associação de Produtores da Pêra Rocha, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a Caminho Divulgação Livros e Audiovisual, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, vão oferecer às crianças das escolas cestos com fruta, vouchers e livros numa comemoração conjunta do Dia Mundial do Livro.

Os piqueniques serão animados por toda a cidade com leitura de contos, ateliers e momentos de expressão dramática, recriando um verdadeiro ambiente de “piquenique de livros”: Histórias com sabor a fruta, O sabor das letras, Brincar comer e aprender, são os motes inspiradores.

Milhares de crianças vão partilhar livros e fruta, brincar e aprender, roendo maçãs e peras misturadas com histórias de ouvir e de contar.

Informação cedida pelo
Gabinete da Vereadora Rosalia Vargas
Pelouros da Educação e juventude e Cultura, Câmara Municipal de Lisboa




Neste dia mundial do livro, 23 de Abril, a Escola E.B.1 Parque Silva Porto do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos inaugurou a sua Biblioteca Escolar.
Para além do aumento do fundo documental, a biblioteca dispõe de acesso à internet e animação, no âmbito da leitura – o livro digital.
A escola recebeu apoio financeiro do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para obras e aquisição de mobiliário e equipamento.




Pelas 10h00, deu-se início a uma actividade “Que posso fazer na biblioteca?” preparada pelos alunos da EB1 e coordenada pelo prof. Acácio Carreira.

Logo a seguir, a Drª Isabel Alçada procedeu à apresentação da biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura.




Finalmente, no Jardim da Mata de Benfica realizou-se o Piquenique dos Livros:

Ler é saudável

iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Rede das Bibliotecas Escolares.

Esta actividade foi organizada pela Equipa da Biblioteca e pelas Professoras de Língua Portuguesa das turmas do 5º1ª, 5º2ª, 5º3ª e 6º1ª (Susana Guimarães e Alexandra Teixeira)e pela Professora de Língua Gestual do 7ºA (Isabel Morais ).

Colaboraram ainda os Professores de Educação Musical (Carla Martins e Hugo Oliveira)destas turmas: prepararam e ensaiaram os alunos do 5º2ª, 5º1ª e 5º6ª para o recital de flauta.

Oito grupos de alunos contaram e dramatizaram duas histórias para os alunos da escola EB1 Parque Silva Porto (1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs anos):

- Dramatização das histórias: “A bolacha Maria” de António Torrado
“Elmer e Alber” de David Mackee



Os Professores da Equipa de Biblioteca do Departamento de Expressões , Orlanda Melo e a Educadora Bárbara Crespo conseguiram, através da elaboração de máscaras para todos os grupos, tornar ainda mais elucidativas as histórias contadas.

Agradecemos ainda a todos os alunos , professores intérpretes , formadoras e monitoras que colaboraram animadamente e com tanto empenho, na preparação desta actividade.






Os alunos do 7ºA gestualizaram estas histórias para os alunos não ouvintes do 1º ciclo da EBI Quinta de Marrocos e também para os outros grupos (ouvintes) do 1º ano , com a presença de uma intérprete .



Nesta cerimónia estiveram presentes os representantes dos vários parceiros que contribuíram para a concretização deste projecto: a Rede de Bibliotecas Escolares esteve representada pela sua Coordenadora, Dr.ª Teresa Calçada e pela Professora Carla Fernandes; o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas e a Equipa de Coordenação das BES; o Director Regional de Lisboa; a representante da Rede das Bibliotecas Escolares na DREL, Drª Marília Afonso da DRELVT; a Vereadora da Educação, Juventude e Cultura Drª Maria Rosália Vargas da Mota; o Presidente da Junta de Freguesia e a Representante da Associação de Pais.

Esteve presente o Secretário de Estado da Educação, Dr. Jorge Pedreira, em representação do Ministério da Educação.

Durante a cerimónia, a aluna Sílvia do 5ª 1ª declamou um poema alusivo à Primavera e à Natureza, como convite para o Piquenique que se seguiu.

.