Ano lectivo 2014/2015


A Equipa da Biblioteca comemorou este Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa com um lanchinho, no intervalo da manhã: para além do bolo de chocolate , estiveram expostos  todos os livros, CDs e DVDs para alunos surdos e ainda um programa específico para   alunos NEE (Comunicar com os Símbolos) que foi projetado  durante este intervalo. 
A divulgação dos recursos do Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"  foi apenas um dos objetivos desta iniciativa.



Alguns alunos, professores,  intérpretes e formadoras de LGP  que partilharam este momento com os seus alunos, conheciam já esta Caderneta da Leitura que iria ser distribuída a cada aluno , após o lanche.


 Na hora anterior, em sala de aula, tinham estado 10 alunos com Currículo Específico Individual  com a Formadora Helga Madeira e a Professora Aida Gracioso, responsável e dinamizadora deste Projeto ( enquanto colaboradora da Equipa da Biblioteca) .

A Professora Aida explicou como iria desenvolver esta iniciativa que em muito contribuirá para aumentar o gosto pela leitura e, consequentemente, o sucesso educativo  dos alunos.  

Nesta sessão de divulgação dos recursos da Biblioteca, esteve em exposição uma publicação de apoio ao currículo: uma bibliografia temática, organizada por disciplinas e áreas do ensino específicas , do interesse desta escola, como por exemplo, as referências bibliográficas dos recursos de LGP. 

Esta publicação foi organizada pelo professor Leonardo Barros, após o tratamento documental pelo professor Gabriel Lamas e pesquisa da professora Isabel Franco. Um trabalho elaborado pelos três elementos da equipa da Biblioteca. Em breve, poderá ser consultado na página da nossa escola.

Na biblioteca temos outras  bibliografias temáticas : listagens de  tudo o que se pode consultar na área da  Literatura  : contos, romances, autobiografias, diários, policiais, ficção científica, aventuras, terror, banda desenhada, etc.







INTRODUÇÃO

A biblioteca da Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos, sede do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome, tem um significativo acervo com os mais variados temas.


Os livros estão arrumados nas estantes por temas, classificados pela tabela da “CDU”. No entanto, qualquer utilizador pode realizar uma pesquisa bibliográfica personalizada em qualquer computador, com acesso à Internet, escrevendo na barra de endereços do Chrome: http:/biblioteca/


Com o objetivo de ajudar os colegas e os alunos nos trabalhos de pesquisa, publicamos algumas listas de livros do nosso acervo organizadas pelos seguintes temas que agrupamos de acordo com o interesse geral das diferentes disciplinas pretendendo ser um documento de apoio ao currículo.