Ano lectivo 2014/2015

EBI Quinta de Marrocos 
BIBLIOTECA/ SPO / Diretores Turma
À conversa com os Pais sobre as suas Profissões
                           (8º4ª) 15 de fevereiro de 2017  e     (9º4ª)   17 de fevereiro de 2017
                    UMA   BOA   REFLEXÃO
  PARA  TODA   A COMUNIDADE    EDUCATIVA !

                          À conversa com …Pedro Paixão na Biblioteca  
Foi no dia 15 que tivemos entre nós o Encarregado de Educação Pedro Paixão Telhada, à conversa com os alunos do 8º4ª, na Biblioteca, juntamente com a  Psicóloga do SPO, Teresa Silva e a Professora de E.F. Fátima Monteiro que os acompanhou. Mais tarde juntou-se a nós a Prof. Ana Monteiro, Diretora de Turma do 5º5ª.  A Diretora de Turma do 8º4ª , Ana Santos, recebeu, mais tarde, um certificado de presença/ autógrafo do guitarrista da banda Moonspell , para distribuir a todos os alunos que estiveram presentes.
De destacar, a forma aliciante como este Pai nos falou, nunca esquecendo o que sentia quando tinha a idade dos nossos alunos, quando ingressou na faculdade e sonhava ser professor de E. Física! Sublinhou a importância dos equipamentos necessários (como por exemplo, a Matemática e o Inglês ) a qualquer profissão para o bom desempenho e o progresso de uma carreira .  Explicou como eles são determinantes para os processos mais administrativos e financeiros de uma banda, para ir mais longe com menos custos, aproveitar as oportunidades, gerir orçamentos, porque ser compositor não é apenas escrever umas músicas num momento de inspiração… etc.

 E porque ter uma banda nem sempre é um passatempo mas uma profissão, porque se quer 

viver  /sobreviver, cozinhando uma boa gestão do maior dom /talento que temos e que nos dá gosto, há que 

dar atenção aos seguintes aspetos, muito  importantes.


Falou-nos da importância de saber enfrentar desafios (tournées de lés a lés da Europa numa caravana) , do saber estar e do cuidado com a aparência  que implica ter uma certa popularidade. Alertou para a necessidade de se procurar  as condições essenciais ou mínimas para se poder trabalhar /criar e da perseverança. Precisamente por não ter um horário definido (o que seria bem melhor para o nosso convidado: não pensem que é fácil não ter um horário específico!) é importante que se proponha a si mesmo uma organização, um  objetivo , pois   criar, escrever música não acontece quando se quer e não nasce de um minuto para o outro. Tal como no estudo, devemos procurar o espaço e tudo aquilo que nos facilita mais a concentração, o desenvolvimento da imaginação e a execução das nossas tarefas.


Ainda respondeu a algumas das questões mencionadas com um entusiasmo e clareza que marcou todos os que estiveram presentes
No final, a Equipa da Biblioteca ofereceu-lhe  um marcador “Quando o facho passa de mão em mão, quando damos testemunho da nossa profissão de geração para  geração”. E ficou o convite para uma sessão de violoncelo em maio.
 
Já no portão, encontrou-se com os elementos da Direção e assim se fechou esta primeira sessão que juntou toda a comunidade educativa (alunos, professores, diretora, pais e encarregados de educação) em volta de um grande artista e excelente pedagogo!
Em nome da escola, da Direção, do SPO, dos D.T. , de todos os professores e alunos, a

Equipa da Biblioteca tem boas e muitas razões para agradecer a disponibilidade e o entusiasmo com que se predispôs a esta sessão tão benéfica para todos!
12 perguntas para pensar
       1.  Como escolheu a profissão? Foi uma decisão fácil?

2.      O que teve mais peso na sua decisão: a influência dos pais, a ambição financeira, a personalidade, as oportunidades que surgiram?
3.      Há quanto tempo trabalha nesta área?
4.      Quais são as suas metas?
5.      O que faz para se aperfeiçoar?
6.      Qual a tarefa, cargo que lhe deu mais gosto?
7.      É mais importante, para si: o  sucesso , a realização pessoal ou a popularidade e a carreira?
8.      Tem medo de estagnar? Que medos e que desejos lhe despertam esta profissão ?
9.      Sabe separar os seus problemas pessoais dos problemas do trabalho?
110.  O local, o horário e as relações com as equipas de trabalho condicionam o seu desempenho de forma determinante?
111. Onde entra a emoção e os sentimentos no trabalho? São também importantes?
112.  Quais são as suas metas? O que aconselharia como grande meta a todos os que se preparam para a vida profissional?