Ano lectivo 2014/2015



 
                          Biblioteca da EBI
 
 
                                    2º Período

                         1º Prémio de Leitura
 
                            Martim Anjos - 5º4ª
 
 
                                Turma Melhor Leitora -5º4ª

              ..............................................


 
      Biblioteca da EB1 Parque Silva Porto

                                   2º Período
 
 
               1º Prémio de Leitura (1º e 2º anos)


 
 2º B
 
 
 
 
 
      1º Prémio de Leitura  (3º e 4º anos)
 
Mara Hotel -3ºA
 
 
Turma Melhor Leitora -3ºAª
 
 
............................................................
  
EB1 Prof.José Salvado  Sampaio
 
 
                                     2º Período 


        1º Prémio de Leitura (1º e 2º anos)
   
         Daiana Bastos -2ºB
 
        1º Prémio de Leitura (3º e 4º anos)
        
         Íris Jesus - 4ºA


                       Turma Melhor Leitora -2ºC








             DIA  MUNDIAL DO LIVRO
              23 de abril de 2015 na
            EB1 Parque Silva Porto




No dia 23 de Abril, DIA MUNDIAL DO LIVRO, a jornalista da Biblioteca (professora bibliotecária) foi a todas as salas entrevistar 5 alunos de cada turma  e convidou os outros a responderem depois na biblioteca à pergunta:

                      O que é para ti um livro?
 Para mim, um livro…

1ºA

 

Para mim, um livro ...

  ensina-me a ler.                                                                        Leonor

  ajuda-me a ler e a aprender frases .                                     Pedro Gabriel

  ajuda-me a não ter dúvidas.                                                 Gonçalo Mano

  gosto de um dicionário porque tira-me as

 dúvidas todas.                                                                              António Caleiro

 

1ºB

 

Para mim, um livro é…

…uma história.                                                           Lucas

…um objeto.                                                               Márcia

…para ler.                                                                   Raquel

…engraçado.                                                               Marta

…amigo.                                                                    Bernardo

 

2ºA

 

Para mim, um livro é…

…especial .                                                                                     Ana

…muito giro .                                                                                

…muito importante para as pessoas e              

dá-nos um mundo de podermos imaginar coisas .              Nillse

…lindo !                                                                                            Iva

…tudo !                                                                                           Tiago

 

2ºB

 

Para mim um livro é…

…é bom ler um livro  .                                                                                     Martim

…felicidade !                                                                                                     Rodrigo Damásio

…uma pessoa!                                                                                                  Sara

…como se estivéssemos a imaginar uma série de coisas divertidas .      Miguel

…imaginação .                                                                                                   Fábio

…muito importante  .                                                                                     Rodrigo

…escrita maravilhosa !                                                                                  Margarida Rosa

…um amigo .                                                                                                    Mariana

 

2ºC

 

Para mim um livro é…

…para ver, tocar, ler, estudar.                                                                 Iullian

…para ler  .                                                                                                  Maniha

 

3ºA

 

Para mim um livro é…

…uma história da minha vida   .                                                                          Ana

…uma coisa muito  importante .                                                                         Rute

…uma paixão   !                                                                                                     Vasco

…onde eu posso aprender e divertir-me  .                                                       Francisco

…uma coisa divertida com paixão   .                                                                 Gabriela

…uma goma.                                                                                                        Manuel Pereira

…um chocolate   .                                                                                                 Margarida

……fantástico e aprendo a ler  .                                                                         Mara

…é bom ler um livro .                                                                                           Martim

…a Bíblia é muito importante, para ler coisas dos antepassados.                Raquel

  …para aprender.                                                                                                 Tatiana

 

4ºB

 

Para mim um livro é…

…importante para criarmos um novo escritor, uma profissão .

      Na Bíblia pode-se aprender coisas sobre a Igreja .                                     Nelson

 

…saber as palavras e  gosto de poesia.                                                              

  É importante saber o que está escrito.                                                           Inês Costa   

                                                                                         

…. é muito importante para ler, percebermos as palavras difíceis,

ser inteligente, para ouvir histórias, o que existe no mundo.                           Gonçalo

 

  …. para podermos aprender a ter criatividade, imaginar muito

 e aprende-se alguma coisa.                                                                                     Sandra         

                                                                                   

 ….é uma aventura                                                                                                   João

 

….é uma fonte inestimável                                                                                   Dinis

 

….é o mundo inteiro cheio de fantasia!                                                            Ana R.

 

….são páginas e viagens interessantes                                                             Ana Luísa

 

….  é um doce para os dias amargos.                                                     Prof. Fátima Silva

 

….é voar no tempo no espaço  .                                                              Prof. Isabel Franco

 

 

 


 

 

CONCURSO DE LEITURA – 3º CICLO 27/04/2015
Júri: Prof. Carla VAZ, Prof. MARGARIDA FRAZÃO E
DIOGO REIS (9º 2ª)


7º ano

1ºprémio


8ºano



1º prémio



9ºano

 1º prémio
















       


Realizou-se a Feira do Livro de 14 a 17 de Abril na EBI, que se seguiu à Feira do Livro que decorreu na EB1 Professor José Salvado Sampaio de 7 a 10 de Abril, com a participação da Livraria Gatafunho que amavelmente prestou os seus serviços nas duas escolas, permitindo que todos pudessem folhear e aproveitar estas agradáveis leituras que nos ofereceram.
Ficou uma oferta em livros nas duas escolas, de acordo com as vendas (e encomendas!) que se realizaram nestes dias.
Foram dias de festa , movimento e entusiasmo para quem tem este bichinho da leitura e a verdade é que ainda temos alunos a pedir encomendas e a pedir “ bis” para a feira do livro.
A Equipa da BE



 















Semana da poesia

SEMANA DA POESIA NA  EBI


UM MAR DE POESIA



18, 19 e 20 de Março
Diz-nos : quem escreveu o quê ?

Do 4º ao 9º ano (9ºA) todos os alunos participaram!

 
No átrio do bloco A durante 3 dias:

1-Escolheram  um barquinho de papel e leram os versos nele inscritos.

2-Procuraram o poema correspondente nos mastros coloridos dos barcos em cima e descobriram  o nome  do poeta.

 3- Escreveram o seu nome e o deles   no barquinho  e procuraram a foto do poeta para agrafar no seu barco .


4- Nos últimos dias receberam um ou dois ovinhos de Páscoa 
















 
E aconteceu uma aula de Poesia no 4º ano da EBI com a Prof. Gisela Matias e a Formadora Helga Madeira cujos alunos receberam a coordenadora da Biblioteca com entusiasmo ! Todos participaram com grande empenho na atividade !