Ano lectivo 2014/2015

BIBLIOTECA- Vista guiada aos alunos do 5º ano

Nos dias 19 e 21 de outubro os alunos do 5º ano fizeram uma visita guiada à biblioteca com as respetivas professoras de Português.
 A equipa da biblioteca convidou os alunos, no final, a uma experiência de “caça ao livro” na estante. 







Os grupos de leitura funcionam às 4ªas feiras ao 12h20 para os 5ºs  anos e às 5ªas feiras às 13h20 para os alunos do 6º ano. O 5º4ª também será à 5ªf. Ainda estão abertas as inscrições, para quem quiser, na Biblioteca                                                
                                                                      



Descobriram a variedade de livros a escolher e inscreveram-se em grupos de leitura, consoante os seus gostos, de acordo com o painel”O livro faz a união; gostos não se discutem mas unem!”


Dia Internacional das Bibliotecas escolares -24 de outubro!



 Participe  e escreva a sua frase
 no livro

 “Para mim, ler é…”


Poderá fazê-lo durante todo o mês das Bibliotecas Escolares e…até maio!
Os alunos do 5º ano já escreveram a sua  frase que estará em exposição na entrada da escola no dia  24 de outubro e no dia 10 de maio (Escola Aberta). 

Toda a comunidade poderá escrever a sua frase na biblioteca ou, nestes dois  dias,  no átrio do bloco A.
Haverá um 1º prémio para a melhor frase de aluno e 1º prémio para a melhor frase de qualquer elemento da comunidade (sem ser aluno).






Mergulha na leitura  e descobre um mundo novo!


"Se eu soubesse o que iria descobrir, já teria escolhido um bom livro   para ler há mais tempo!"



Com este tema de transição entre as férias , a praia,  o mar e a escola,  a Biblioteca já abriu as suas portas ao novo ano letivo e começou com a receção aos alunos do 5º ano no dia 14. 

Todos receberam um pequeno folheto intitulado “O que a Biblioteca te oferece e o que podes oferecer à biblioteca”.

Vamos descobrir este mundo novo e  mergulhar nas  histórias, nas personagens e nas maravilhas do conhecimento que os livros  nos oferecem!




Se queres mergulhar na leitura, não te esqueças : aqui há 

silêncio e precisas de respirar pela palavra! Traz a tua 

“bomba de oxigénio” preferida: escolhe com calma 

( e a teu gosto ) um bom  livro  na Biblioteca.






Traz  “  barbatanas “ :  vontade de sonhar  e “óculos”:   concentração e curiosidade . Deixa o telemóvel porque aqui não o podes usar . Não precisas do boné , de   pastilhas , nem de nada para mastigar. Deixa as tuas coisas-mochila no caixote -antes de mergulhar






 Mergulha na leitura  e descobre um mundo novo!

                                                          


  A Equipa da Biblioteca deseja a todos um bom  ano letivo 

                                                   2016/2017!
                Propostas para 2º e 3º ciclos     
    MERGULHA  NA  LEITURA  E DESCOBRE  
         O U T U B RO  2º ciclo


QUEM  SERÁ A PERSONAGEM  MISTÉRIO ?
                                     
   -ativista paquistanesa

   - região natal: vale do swat na província de khyber

   - defensora dos direitos humanos , das mulheres e do direito       à educação

  - a pessoa mais nova a receber um prémio nobel da paz

  - convidada pela onu a dar testemunho da violência a que foi
   submetida apenas  por querer ir à escola

   - contudo apela à paz, perdoa aqueles que a quiseram       abater, perdendo quase a visão que salvou ao fim de várias intervenções


          MERGULHA  NA  LEITURA  E DESCOBRE  
        O U T U B RO  3º ciclo



   -de etnia albanesa naturalizada indiana

   - teve dois nomes: o seu primeiro nome, no registo de           nascimento  e o nome pelo qual é conhecida por todos

   - trabalhou numa escola e foi professora

  - recebeu um prémio nobel da paz

  - a sua obra continua ainda hoje no nosso país e em muitos
  Países pelo mundo inteiro

   - qualquer pessoa a conhece , mesmo que não saiba ler nem     escrever

 cada MÊS uma  PERSONAGEM   MISTÉRIO.



 n            MERGULHA NA LEITURA E DESCOBRE
   A  PERSONAGEM   MISTÉRIO…Aceita  este desafio !

  




Neste início de ano letivo, queremos manifestar, a disponibilidade da equipa da biblioteca para organizar, disponibilizar e divulgar os recursos/projetos e desenvolver formas de trabalho colaborativo que possam contribuir para otimizar recursos e concretizar atividades que possam contribuir para a formação dos alunos e valorização/enriquecimento dos docentes.


Aguardamos pela visita!