Ano lectivo 2014/2015

               
       1º Prémios das 20 melhores frases:

 Para mim,   ler é…    
  um privilégio porque todos os   livros do mundo têm algo inimaginável !

                                Lucas Pimentel,     5º2ª                      

 



Dia 10 de novembro-5ªf , às 9h45  :  sessão de entrega de prémios! 
Vejam a lista dos alunos premiados em baixo,os autores das 20 melhores frases "Para mim ler é..."






Estiveram presentes os alunos, os Professores de Português  e os Diretores de Turma ((Prof. Teresa Caldas, Prof. Susana Guimãrães, Prof. Rui) com os alunos do 5º ao 9º ano! 

A equipa da Biblioteca esteve representada pelo Professor Gabriel Lamas , pela Professora  Luísa Freitas e pela coordenadora da Biblioteca, Professora Isabel Franco.

 
Prof. Luísa Freitas


-o Leitor do mês, Sandro Durão, nº17 do 6º2ª que recebeu um diploma e um livro, claro! 
                                         
                                            



-os vencedores do Concurso "Quem será apersonagem mistério?"
  Margarida Ponte (5º4ª), Dinis Santos(6º3ª) e Pedro Moreira (6º3ª)



E para o André Ferro, parabéns! Foi o 1º aluno a participar, depois de ouvir a história da Alice, contada pela Prof. Aida Gracioso, na Biblioteca!

"Para mim, ler é...a Alice!"

                                                André Ferro,  9º3ª


Estão de parabéns todos os que participaram nestas atividades e, para a próxima, esperamos receber novos alunos para a entrega de prémios!






 OS    P R É M I O S – serão entregues    5ªf      10 de nov.      9h45-10h                             
As 20 melhores frases!  PARA MIM, LER É…  





1º PRÉMIO-2ºCICLO


       




  2º PRÉMIO-2ºCICLO

* uma fonte de inspiração para ser uma pessoa feliz e viver em paz! Ana S.5º5ª

* importante porque traz-nos “ memória”.  Os livros são a única nossa ajuda. 

     Trazem-nos criatividade e imaginação. Gonçalo F. , 6º1ª

* é uma magia que sai das palavras ,um mundo que é completamente diferente do normal!
   Maximo S. , 5º2ª

   3º PRÉMIO-2ºCICLO

* vida e quando estou a ler é como se estivesse a viver a história!   Íris, 6º4ª

* um gosto enorme!   * Nº4, 5º1ª  Beatriz J.    

* aproveitar uma fonte de saber e cultura indispensável para o conhecimento .
    Dinis S., 6º3ª

     1º PRÉMIO-3ºCICLO



                                                                                            Tiago Cruz e Francisco Falcato, 9º3ª   


  2º PRÉMIO-3ºCICLO

* supremo poder; poder de séculos, milénios! Bernardo Bernardes,8º5ª

  3º PRÉMIO-3ºCICLO

* relaxar! Vasco C., 7º5ª  

OUTRAS FRASES PREMIADAS
* sentir, imaginar algo escrito*5º4ª

 * como uma diversão e quando acordo é uma alegria! * 5º5ª

 .sinto-me muito bem, sinto que estou num mundo novo , Sofia A.5º5ª

* voar num paraíso! ?* 5º4ª

* é abrir a imaginação e ter gosto em estar na biblioteca,Beatriz C.,5º3ª

* ter mais conhecimento ao longo do tempo, Pedro Almeida, 5º4ª

* essencial, Diogo Vieira*

* entrar num mundo só meu.   Daniela ,   6º1º     

*  quando leio sinto paz dentro de mim!  Mafalda, 5º4ª

  OS    P R É M I O S – serão entregues 5ªf 10 nov. -9h45-10h
 2º ciclo
1º prémio  - Lucas, 5º2ª /  Miguel /  Liliana , 6º4ª  
 2º prémio- Gonçalo F., 6º1º / Ana sofia, 5º5ª/ Máximo ,5º2ª
3º prémio- nº4, 5º1º / Dinis santos,6º3ª/ Íris, 6º4ª
3º ciclo
1º prémio  -Beatriz , 9º3ª   e Francisco, 6º4ª
 2º prémio – Bernardo Bernardes,8º5ª
3º prémio- Vasco C., 7º5ª 
  *agradecemos que  vão à Biblioteca e se identifiquem             Equipa da Biblioteca    2/11/2016       



PARA MIM, LER É…     
                                                PELA COMUNIDADE EDUCATIVA (adultos)                                   

* voar, viajar, sonhar…”vestir” a personagem de uma história e, por momentos, viver outra vida, que não a minha. Cristina Sério (Diretora)

* viajar, viver aventuras… adquirir conhecimentos e dar asas à imaginação: o livro é um amigo silencioso que nos leva a viver mil aventuras! Luísa Freitas (Prof.)

* estar no lugar do outro!  Ana Neves (A.O.)

* aprender mais e perder-me na fantasia! João Hermínia Fernandes(A.O.)

* abrir os horizontes do saber e da imaginação, fazendo-os viajar e 
* descobrir o melhor que há nos homens! Nuno Ferrão(Prof.)

* conseguir perceber múltiplas facetas da realidade e dos outros que, só a visão ou só a experiência pessoal, não consegue “ver”.Margarida Toscano (Coordenadora da Rede das Bibliotecas Escolares)

* uma terapia, um refúgio, uma das melhores sensações! Sandra Silva (A.O.)

* uma viagem no tempo e no espaço! Dulce Antunes (Prof.)

* um livro é um amigo que nos pode fazer sonhar. Quando surge a inspiração, pode surgir um bom livro . Inês Ribeiro (Chefe SAE)

* um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde! Gina Silva (Prof.)

* o melhor do mundo !  Céu (A.O.)

* aprofundar as raízes do nosso ser e das nossas origens- Pedro Martins(Prof.)

 Para votar na melhor frase 
-dos alunos  e
- dos  adultos, responda à  pergunta.  
Qual destas frases me convenceu mais a ler? A ter vontade de ler ?

Deixe o seu voto  na BIBLIOTECA! 
Dia Internacional das Bibliotecas escolares -24 de outubro: 

Participe  e escreva a sua frase  no livro “Para mim, ler é…”

No dia da visita guiada à BE, os alunos do 5º ano  escreveram a sua  frase  no livro  que esteve em exposição na entrada da escola no dia  24 de outubro e estará no dia 10 de maio (Escola Aberta).

Toda a comunidade poderá escrever a sua frase na biblioteca
Haverá um 1º prémio para a melhor frase de aluno e 1º prémio para a melhor frase de qualquer elemento da comunidade (adultos).


 Poderá fazê-lo durante todo o ano na biblioteca…até maio!              



        





Foram distribuídos autocolantes

              
por todos, com o logotipo da BE, realizado pelo  aluno do Curso Vocacional Hugo Ramos, no ano anterior, com a prof. Teresa Pinho. 

    



  A Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares,

No dia 25 de outubro a Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, 
Prof. Margarida Toscano, visitou a Biblioteca da escola sede e da EB1 Parque Silva Porto, há pouco inaugurada. 



BIBLIOTECA- Vista guiada aos alunos do 5º ano

Nos dias 19 e 21 de outubro os alunos do 5º ano fizeram uma visita guiada à biblioteca com as respetivas professoras de Português.
 A equipa da biblioteca convidou os alunos, no final, a uma experiência de “caça ao livro” na estante. 







Os grupos de leitura funcionam às 4ªas feiras ao 12h20 para os 5ºs  anos e às 5ªas feiras às 13h20 para os alunos do 6º ano. O 5º4ª também será à 5ªf. Ainda estão abertas as inscrições, para quem quiser, na Biblioteca                                                
                                                                      



Descobriram a variedade de livros a escolher e inscreveram-se em grupos de leitura, consoante os seus gostos, de acordo com o painel”O livro faz a união; gostos não se discutem mas unem!”


Dia Internacional das Bibliotecas escolares -24 de outubro!



 Participe  e escreva a sua frase
 no livro

 “Para mim, ler é…”


Poderá fazê-lo durante todo o mês das Bibliotecas Escolares e…até maio!
Os alunos do 5º ano já escreveram a sua  frase que estará em exposição na entrada da escola no dia  24 de outubro e no dia 10 de maio (Escola Aberta). 

Toda a comunidade poderá escrever a sua frase na biblioteca ou, nestes dois  dias,  no átrio do bloco A.
Haverá um 1º prémio para a melhor frase de aluno e 1º prémio para a melhor frase de qualquer elemento da comunidade (sem ser aluno).






Mergulha na leitura  e descobre um mundo novo!


"Se eu soubesse o que iria descobrir, já teria escolhido um bom livro   para ler há mais tempo!"



Com este tema de transição entre as férias , a praia,  o mar e a escola,  a Biblioteca já abriu as suas portas ao novo ano letivo e começou com a receção aos alunos do 5º ano no dia 14. 

Todos receberam um pequeno folheto intitulado “O que a Biblioteca te oferece e o que podes oferecer à biblioteca”.

Vamos descobrir este mundo novo e  mergulhar nas  histórias, nas personagens e nas maravilhas do conhecimento que os livros  nos oferecem!




Se queres mergulhar na leitura, não te esqueças : aqui há 

silêncio e precisas de respirar pela palavra! Traz a tua 

“bomba de oxigénio” preferida: escolhe com calma 

( e a teu gosto ) um bom  livro  na Biblioteca.






Traz  “  barbatanas “ :  vontade de sonhar  e “óculos”:   concentração e curiosidade . Deixa o telemóvel porque aqui não o podes usar . Não precisas do boné , de   pastilhas , nem de nada para mastigar. Deixa as tuas coisas-mochila no caixote -antes de mergulhar






 Mergulha na leitura  e descobre um mundo novo!

                                                          


  A Equipa da Biblioteca deseja a todos um bom  ano letivo 

                                                   2016/2017!
                Propostas para 2º e 3º ciclos     
    MERGULHA  NA  LEITURA  E DESCOBRE  
         O U T U B RO  2º ciclo


QUEM  SERÁ A PERSONAGEM  MISTÉRIO ?
                                     
   -ativista paquistanesa

   - região natal: vale do swat na província de khyber

   - defensora dos direitos humanos , das mulheres e do direito       à educação

  - a pessoa mais nova a receber um prémio nobel da paz

  - convidada pela onu a dar testemunho da violência a que foi
   submetida apenas  por querer ir à escola

   - contudo apela à paz, perdoa aqueles que a quiseram       abater, perdendo quase a visão que salvou ao fim de várias intervenções


          MERGULHA  NA  LEITURA  E DESCOBRE  
        O U T U B RO  3º ciclo



   -de etnia albanesa naturalizada indiana

   - teve dois nomes: o seu primeiro nome, no registo de           nascimento  e o nome pelo qual é conhecida por todos

   - trabalhou numa escola e foi professora

  - recebeu um prémio nobel da paz

  - a sua obra continua ainda hoje no nosso país e em muitos
  Países pelo mundo inteiro

   - qualquer pessoa a conhece , mesmo que não saiba ler nem     escrever

 cada MÊS uma  PERSONAGEM   MISTÉRIO.



 n            MERGULHA NA LEITURA E DESCOBRE
   A  PERSONAGEM   MISTÉRIO…Aceita  este desafio !