Ano lectivo 2014/2015




OS VENCEDORES  DO CONCURSO
   "Quem será a PERSONAGEM MISTÉRIO ?"  JANEIRO       

que receberam um prémio e um diploma foram ( de entre as 11 respostas certas e 4 erradas)



2º ciclo:  Dinis Santos (6º3ª)  -respondeu à pergunta para o 2º ciclo
3º ciclo:  Mariana Kinash e Mariana Azevedo (8º5ª)


                    PARABÉNS! CONTINUEM!

Vários alunos do 2º ciclo responderam à questão colocada aos alunos do 3º ciclo e acertaram mas não foram premiados em primeiro lugar, pois demos prioridade às alunas do 3º ciclo que participaram.
Caso não houvesse concorrentes do 3º ciclo, teríamos premiado duas alunas do 2º ciclo para esta questão.


 20 anos da REDE DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
 A pouco e pouco, vamos investigando e construindo, passo a passo, ou seja, foto a foto, ano a ano,  a                
                           EXPOSIÇÃO

         "  20 ANOS NA BIBLIOTECA DA QUINTA "
Bloco A     - de 1997   a   2013
Bloco B     - de 2013   a   2017

B




Reviver a história da escola,   as  atividades   da Biblioteca , rever os rostos e os nomes dos participantes  ... mais  ainda:  acordar e  redescobrir OS ESCRITORES DA QUINTA (do Agrupamento) que ficaram adormecidos numa prateleira!

Pequenos escritores que se revelaram no 1º, 2º e 3º ciclos... revisitá-los para que se possam entusiasmar, aperfeiçoar ainda mais  e suscitar novos escritores
Composições antigas, outras recentes e ainda as que irão surgir, com o contributo de algumas professoras de Português e de Oficina de Escrita.

-Exposição de textos que os  alunos escreveram no 3º e 4º anos e que agoram estão no 5º e 6º anos, graças à participação e empenho dos que foram seus professores no 1º ciclo .

-Exposição de textos que os  alunos escreveram no 2º ciclo  e que agoram estão no 7º e 8º anos, graças à participação e empenho dos que foram seus professores, selecionando-os e recolhendo-os . 

-Textos que os alunos escreveram quando estavam no 7º ano , no 8º e que provavelmente estarão agora no 9º ano. 

Textos que nos permitiram organizar :
-uma Publicação do Agrupamento há dois anos atrás, uma Publicação da EBI de Oficina de Escrita no ano passado ...e que ficaram esquecidos no papel sem todos terem a oportunidade de os ler. 


Duas exposições numa só ! Em construção, para breve!

Assim, em março,  na semana da leitura ,  vamos poder ler os escritores da Quinta!

E, agora, toca a escrever! 


Conta uma história em 2 páginas que tenha como pano de fundo/cenário/espaço a BIBLIOTECA . Pode  ser uma história de amor, uma história policial, de ficção científica, de terror, em banda desenhada, uma comédia ou tragédia, para representar ou não, e entrega na biblioteca, bem identificada, até ao fim do mês de março. Serão expostos ao público para votação mas o Júri será constituído por professores da Biblioteca, incluindo duas professoras de Português, de 2º e 3º ciclos.

Para contar ou representar no dia da Escola Aberta, em maio, dia da entrega dos prémios!


8ºano...9º ano !   E AGORA?


EM FEVEREIRO, na Biblioteca; dias 14, 15 e 17  às 13h!

Turmas 8º1ª, 8º4ª e 9º4ª   


 Quando os pais e E.E. passam o facho de mão para mão, o   testemunho da sua profissão , de geração para geração, podemos dizer que todos fazem parte da DECISÃO! 

Quem ainda quiser colaborar, pode fazê-lo através do D.T., entregando a sua proposta ou através dos contactos assinalados.


                                                                                 
                                                                                                                                                                   .
      MARÉ DE INAUGURAÇÕES DE                      BIBLIOTECAS NO AGRUPAMENTO      
         Depois de obras, os livros protestam e querem ser visitados,  apreciados. Querem que todos venham despertar estes autores adormecidos nas prateleiras e deliciar-se com este mundo da leitura que nos encanta!
Por isso a professora Aida foi hoje visitar os alunos do 2º ano para lhes dar esta notícia!

A Biblioteca da Escola Parque Silva Porto vai abrir as suas portas aos alunos na próxima 6ºf  dia 3!

Nesta 6ªf, das 11h às 11h30, serão os alunos do 2º ano os primeiros a requisitar livros, com a devida autorização dos pais e E.E.

Na segunda 6ªf,  serão os alunos do 3º ano e na terceira 6ªf do mês, os alunos do 4º ano. Na quarta 6ªf do mês, irão os alunos do 1º ano, para começar, acompanhados pelo seu professor .
A todos será entregue um guião do utilizador com estas  e outras informações:




Se tiveres autorização escrita dos teus pais, podes requisitar livros para leres em casa pelo período de uma semana, renovável por mais uma semana. Receberás uma ficha de utilizador que deves apresentar para requisitar um livro na Biblioteca.
















 




  



    



I N A U G U R A Ç Ã O


  Num dia frio mas com um aquecimento natural: o sol a entrar por todos os cantos , com uma nova luz da pintura, do teto e pronta para dar a conhecer a sua nova decoração (cores de limão),
a Biblioteca abriu hoje  , dia 18 de janeiro, às 12h, retomando o seu horário habitual. 

O projeto da caderneta da leitura continua com uma adesão muito
entusiasmante: os cromos e as fichas não dão descanso a ninguém 
e a Prof. Aida já escolheu os livros para a montra de livros da caderneta! 

Venham ver para crer e  para querer ficar a ler !
Vamos começar o ano a ler, até onde a nossa imaginação nos queira levar...
















F I N A L M E N T E!



Já estamos à vossa espera, arrumados nas prateleiras, de A a Z, alinhados e fartos de esperar pelas vossas mochilas: para que nos levem para vossa casa, nos devorem na leitura e assim nos tornem mais conhecidos de todos. Boas leituras!
 Nós, os livros, só estamos à espera de que tudo (arranjos finais) fique pronto para que se possam deliciar com a nova pintura e teto desta feliz biblioteca em que vivemos! Amanhã estará tudo em ordem , podemos dizer, dia 17 /01/ 2017, apenas com um dia de atraso em relação ao previsto...


Exposição dos resumos das leituras 
dos alunos que aderiram ao projeto
caderneta da leitura



ANO NOVO, BIBLIOTECA NOVA!

"Já falta pouco...já estou pintada de fresco mas ainda sem os livros todos arrumados !"

 Agradecemos a colaboracão dos alunos do 7ºA  que na 5ªf passada se ofereceram para levar muitos e muitos livros e revistas da sala 22 para a Biblioteca!

 Uma ajuda preciosa com que o Rodrigo, a Carolina, o Bruno, o Raúl, o Sérgio e o João nos  quiseram presentear e que nos ajudou a manter um bom ritmo . 


Quando voltarem, os livros estarão à vossa espera, no sítio certo e com muitas saudades de voltar às vossas casas.

Esperamos abrir na próxima semana mas nem sempre é possível acertar nas previsões









 !
A nossa Biblioteca tem estado encerrada , pois os livros também foram de férias (mais cedo)...para outra sala!



Foi uma tarefa mais ou menos fácil mas quase  impossível de levar até ao fim (transportar estes sacos todos) se não fosse o contributo de todos e, na reta final , do Sr. Duarte!
                                                                                                                   


Durante esta semana (12 a 16 de dezembro) só atendemos os alunos que tinham livros para entregar ou requisitar e os   alunos que iam receber os cromos e cadernetas da leitura.









Agradecemos a compreensão de todos para o tempo necessário à arrumação dos livros neste  espaço provisório e depois , no " regresso a casa", em janeiro: a arrumação deste fundo documental  na  Biblioteca !



A todos os que contribuíram para que fosse possível esta renovação, o nosso OBRIGADA!







                                               
                       Montra de livros e caderneta da leitura (ler em baixo)



Leituras em casa ...e agora em férias!

  VENCEDORES  -  1º PERÍODO

5º3ª, 6º2ª ,5º5ª, 5º4ª , 6º4ª e 6º1ª

Parabéns a todos: aos alunos e aos professores ( Diretores de Turma e Professores de Português)!
E parabéns aos E.E. e familiares que, em casa, incentivam os alunos à leitura!
Aproveitem as férias para descansar com um bom livro!



Turma melhor Leitora    5º3ª 





Leitor do Trimestre  1ºlugar
                            Sandro Garcia 6º2ª
Leitora do Trimestre    1ºlugar
                             Sofia Alves 5º5ª






2º lugar
Rute Costa-5º4ª
Ana Ladeira-6º2ª


3º lugar
Mafalda Silva-5º4ª
Liliana Duarte-6º4ª
Viviana Dias-6º1ª
            

                                                                Montra de livros


  Caderneta da leitura: inscreve-te, pede uma caderneta da leitura, requisita um livro, preenche uma ficha de leitura no final e receberás um cromo da capa do livro para colares na tua caderneta. Podes requisitar uma livro da montra de livros.