Ano lectivo 2014/2015

ESCRITORA CONVIDADA - ANA LUÍSA PEDRO -15 de MARÇO ÀS 12h00 7º3ª

ESCRITORA CONVIDADA  
Foi um momento exemplificativo do que pode ser uma atividade profissional apetecível e vivida no seu máximo de realização pessoal! E, desta certeza, nem os alunos tiveram qualquer dúvida!
A nós, esta visita deixou-nos este testemunho e ainda a vontade de devorar este livro fascinante que nos transporta mesmo para o Mundo do PÓ onde a interioridade , os medos e desejos que nos movem são valorizados para a mudança que só acontece com a vontade e a fé de cada um.
Contando sempre com o que o Homem tem assimilado até agora, o passado e o presente, numa odisseia que nos oferece a solução do futuro!
 ANA LUÍSA GONÇALVES PEDRO
Foi mesmo à hora marcada que este encontro começou .Um encontro que nos surpreendeu com a sua própria apresentação e com a apresentação do livro "Kara e o Mundo do Pó" que se seguiu.


Primeiro na sala 22, foi a apresentação de um powerpoint , ao som de música suave e apropriada, em que vimos as ilustrações e pudemos ler alguns
excertos do livro 






E ainda um momento de leitura pelos alunoas que leram em voz alta algumas passagens do livro.





Por fim, tentaram ilustrar as propostas apresentadas pela nossa escritora.














UMA VISITA  ESPECIAL  AO 5º5ª  NA AULA DE E.V - dia 15 de março às 10h

 A Biblioteca convidou uma ilustradora para uma sessão sobre ilustração de livros, na aula de E.V. 

Uma Ilustradora (artista) que concebeu a capa do livro Harry Potter e, por especial coincidência, uma Professora (que sabe explicar essa arte). 

Mais especial ainda , por ser uma professora da NOSSA escola!


Pois foi! A Professora Teresa Pinho foi à aula de E.V., da Prof. Luísa Correia, enquanto artista, falar desta sua experiência profissional e...quando tocou, parecia que ainda nem tinha começado!


Apresentou-nos alguns dos seus trabalhos, mostrou-nos os seus esboços e, depois de explicar como tudo começa pela leitura do livro que vamos ilustrar, propôs a todos a ilustração  de uma lengalenga, cabendo a cada par a ilustração de uma frase.
Outros ficaram com a ilustração da capa do livro coletivo que será oferecido à biblioteca! 



MARÇO -
A PRIMAVERA, A LEITURA E A POESIA

Vamos ler também os
 Escritores da Quinta




A FRASE DO MÊS



Os alunos de segundo ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica escolheram uma frase a partir de excertos da obra  “O Livro de Alice”.Para o mês de Março, os alunos escolheram como mote a chegada da Primavera.

Esta atividade foi realizada em colaboração com a BE e está exposta no placard da Biblioteca.

















                      9º ano …e agora ?      
            As Profissões  e  a Biblioteca: 
    uma conversa com  os PAIS do 9º4ª-

O Pai da Iara e a Mãe da Mariana  surpreenderam todos os alunos do 9º4º, bem  como os professores e
 a psicóloga do SPO com as suas intervenções ,  a sua  história de vida,  na escolha da sua profissão.

 Contaram-nos como neste processo, neste percurso, em que o mais importante é  o empenho no presente, se torna determinante a certeza de que vale a pena tentar tudo e esforçarmo-nos para alcançar o nosso objetivo, sem nunca esquecer, no entanto, a disponibilidade necessária para nos deixarmos conduzir pelas oportunidades
 que possam surgir. A par da nossa carreira, da nossa realização, a família acompanha sempre este percurso. 
Por vezes, é a família que nos apoia, nos permite ir mais longe; outras vezes é a  família que cresce e nos pede que façamos novas opções, para rever prioridades. O que ficou bem dito e redito é que se dermos a atenção devida ao que nos é pedido no momento, mais cedo ou mais tarde  acabamos por perceber que surgem
 outras oportunidades que nem  imaginávamos! E que nos levam por caminhos diferentes a uma realização, a uma concretização dos nossos sonhos. 
O segredo está mesmo em acertar o passo desta dança que é nossa vida pessoal, familiar e profissional,  sem nunca desistir   de desenvolver  e potenciar o que temos de melhor , de aperfeiçoar o que ainda não nos permite avançar, começando JÁ , na escola, a acreditar nos nossos sonhos! Obrigada aos Pai pelo momento  maravilhoso que nos concederam e que ultrapassa em muito   estas palavras.  Porque o dom da palavra, esse sim, esteve bem presente na gravação que é testemunha destas idas contadas em poucos minutos. Tendo  sido identificada, várias
 vezes,  a dificuldade de trazer os pais à Escola este foi mais um passo que resultou em cheio para o bem dos alunos e em perfeita sintonia com a orientação escolar.





EBI Quinta de Marrocos 
BIBLIOTECA/ SPO / Diretores Turma
À conversa com os Pais sobre as suas Profissões
                           (8º4ª) 15 de fevereiro de 2017  e     (9º4ª)   17 de fevereiro de 2017
                    UMA   BOA   REFLEXÃO
  PARA  TODA   A COMUNIDADE    EDUCATIVA !

                          À conversa com …Pedro Paixão na Biblioteca  
Foi no dia 15 que tivemos entre nós o Encarregado de Educação Pedro Paixão Telhada, à conversa com os alunos do 8º4ª, na Biblioteca, juntamente com a  Psicóloga do SPO, Teresa Silva e a Professora de E.F. Fátima Monteiro que os acompanhou. Mais tarde juntou-se a nós a Prof. Ana Monteiro, Diretora de Turma do 5º5ª.  A Diretora de Turma do 8º4ª , Ana Santos, recebeu, mais tarde, um certificado de presença/ autógrafo do guitarrista da banda Moonspell , para distribuir a todos os alunos que estiveram presentes.
De destacar, a forma aliciante como este Pai nos falou, nunca esquecendo o que sentia quando tinha a idade dos nossos alunos, quando ingressou na faculdade e sonhava ser professor de E. Física! Sublinhou a importância dos equipamentos necessários (como por exemplo, a Matemática e o Inglês ) a qualquer profissão para o bom desempenho e o progresso de uma carreira .  Explicou como eles são determinantes para os processos mais administrativos e financeiros de uma banda, para ir mais longe com menos custos, aproveitar as oportunidades, gerir orçamentos, porque ser compositor não é apenas escrever umas músicas num momento de inspiração… etc.

 E porque ter uma banda nem sempre é um passatempo mas uma profissão, porque se quer 

viver  /sobreviver, cozinhando uma boa gestão do maior dom /talento que temos e que nos dá gosto, há que 

dar atenção aos seguintes aspetos, muito  importantes.


Falou-nos da importância de saber enfrentar desafios (tournées de lés a lés da Europa numa caravana) , do saber estar e do cuidado com a aparência  que implica ter uma certa popularidade. Alertou para a necessidade de se procurar  as condições essenciais ou mínimas para se poder trabalhar /criar e da perseverança. Precisamente por não ter um horário definido (o que seria bem melhor para o nosso convidado: não pensem que é fácil não ter um horário específico!) é importante que se proponha a si mesmo uma organização, um  objetivo , pois   criar, escrever música não acontece quando se quer e não nasce de um minuto para o outro. Tal como no estudo, devemos procurar o espaço e tudo aquilo que nos facilita mais a concentração, o desenvolvimento da imaginação e a execução das nossas tarefas.


Ainda respondeu a algumas das questões mencionadas com um entusiasmo e clareza que marcou todos os que estiveram presentes
No final, a Equipa da Biblioteca ofereceu-lhe  um marcador “Quando o facho passa de mão em mão, quando damos testemunho da nossa profissão de geração para  geração”. E ficou o convite para uma sessão de violoncelo em maio.
 
Já no portão, encontrou-se com os elementos da Direção e assim se fechou esta primeira sessão que juntou toda a comunidade educativa (alunos, professores, diretora, pais e encarregados de educação) em volta de um grande artista e excelente pedagogo!
Em nome da escola, da Direção, do SPO, dos D.T. , de todos os professores e alunos, a

Equipa da Biblioteca tem boas e muitas razões para agradecer a disponibilidade e o entusiasmo com que se predispôs a esta sessão tão benéfica para todos!
12 perguntas para pensar
       1.  Como escolheu a profissão? Foi uma decisão fácil?

2.      O que teve mais peso na sua decisão: a influência dos pais, a ambição financeira, a personalidade, as oportunidades que surgiram?
3.      Há quanto tempo trabalha nesta área?
4.      Quais são as suas metas?
5.      O que faz para se aperfeiçoar?
6.      Qual a tarefa, cargo que lhe deu mais gosto?
7.      É mais importante, para si: o  sucesso , a realização pessoal ou a popularidade e a carreira?
8.      Tem medo de estagnar? Que medos e que desejos lhe despertam esta profissão ?
9.      Sabe separar os seus problemas pessoais dos problemas do trabalho?
110.  O local, o horário e as relações com as equipas de trabalho condicionam o seu desempenho de forma determinante?
111. Onde entra a emoção e os sentimentos no trabalho? São também importantes?
112.  Quais são as suas metas? O que aconselharia como grande meta a todos os que se preparam para a vida profissional?