Ano lectivo 2014/2015

DIA MUNDIAL DA POESIA - 21 de MARÇO












 









No dia 21 de março, pelas 12h 00,os alunos das turmas 1ª e 5ª do 5º ano, foram à Biblioteca com as Professoras Dulce Antunes e Gina Silva, para uma sessão de declamação de poemas. Cada turma apresentou à outra os poemas selecionados . A Equipa da Biblioteca foi presenteada com uma  "chuva de poemas" muito bem escolhidos e declamados, incluindo até, um poema sobre a Biblioteca! 




 





Depois desta apresentação, os alunos fizeram a mímica de um poema, enquanto ouviam a música do mesmo.Por fim, receberam, cada um, um poema à sorte, da antologia de poemas selecionados na Biblioteca, e uma tira de papel às cores . Partiram , sentados, para uma caça ao tesouro, ou seja, para uma caça ao verso!
Escolheram aquele verso que tinha mais brilho para cada um, de que mais gostaram e transcreveram-no para a tira de papel que acabou na "onda" de versos, no mar de poesia que inundou a escola neste dia. também muitos alunos passaram na Biblioteca nas suas horas livres para copiar um verso .

                                                                      
          





 


No dia seguinte, 22 de março, foi a vez dos alunos das turmas 4ª e 5ª do 6º ano, com as Professoras Isabel Corte e Teresa Caldas. Primeiro a Professora Isabel Corte contextualizou esta Efeméride- o Dia Mundial da Poesia- e de seguida passou a palavra aos apresentador desta sessão, o Rodrigo Cardoso, do 6º5ª.
Os poemas apresentados coletivamente surpreenderam todos e a postura destes alunos e dos  alunosque apresentaram indivualmente ou a pares manifestou um nível de participação e de envolvimento de grande responsabilidade. Foi uma excelente seleção de poemas que revelou uma preparação tão cuidada que nos soube a um verdadeiro banquete de palavras. Para aperitivo, o poema coletivo, como entradas, as declamações individuais e a pares e como prato principal uma dramatização muito bem apresentada.










  

                                                            Apresentador desta sessão Rodrigo Cardoso, do 6º5ª.





A


Como sobremesa e surpresa, os alunos puderam ouvir dois poemas cantados, terminando cada um com a sua  letra na mão, para seguirem o poema "A Pedra Filosofal"  de António Gedeão, cantado por Manuel Freire.

CONCURSO "UM TÍTULO, UMA ILUSTRAÇÃO"














EXPOSIÇÃO "20 ANOS DA BIBLIOTECA DA QUINTA    com um pouco de ...HISTÓRIA DA ESCOLA

















ESCRITORA CONVIDADA - ANA LUÍSA PEDRO -15 de MARÇO ÀS 12h00 7º3ª

ESCRITORA CONVIDADA  
Foi um momento exemplificativo do que pode ser uma atividade profissional apetecível e vivida no seu máximo de realização pessoal! E, desta certeza, nem os alunos tiveram qualquer dúvida!
A nós, esta visita deixou-nos este testemunho e ainda a vontade de devorar este livro fascinante que nos transporta mesmo para o Mundo do PÓ onde a interioridade , os medos e desejos que nos movem são valorizados para a mudança que só acontece com a vontade e a fé de cada um.
Contando sempre com o que o Homem tem assimilado até agora, o passado e o presente, numa odisseia que nos oferece a solução do futuro!
 ANA LUÍSA GONÇALVES PEDRO
Foi mesmo à hora marcada que este encontro começou .Um encontro que nos surpreendeu com a sua própria apresentação e com a apresentação do livro "Kara e o Mundo do Pó" que se seguiu.


Primeiro na sala 22, foi a apresentação de um powerpoint , ao som de música suave e apropriada, em que vimos as ilustrações e pudemos ler alguns
excertos do livro 






E ainda um momento de leitura pelos alunoas que leram em voz alta algumas passagens do livro.





Por fim, tentaram ilustrar as propostas apresentadas pela nossa escritora.














UMA VISITA  ESPECIAL  AO 5º5ª  NA AULA DE E.V - dia 15 de março às 10h

 A Biblioteca convidou uma ilustradora para uma sessão sobre ilustração de livros, na aula de E.V. 

Uma Ilustradora (artista) que concebeu a capa do livro Harry Potter e, por especial coincidência, uma Professora (que sabe explicar essa arte). 

Mais especial ainda , por ser uma professora da NOSSA escola!


Pois foi! A Professora Teresa Pinho foi à aula de E.V., da Prof. Luísa Correia, enquanto artista, falar desta sua experiência profissional e...quando tocou, parecia que ainda nem tinha começado!


Apresentou-nos alguns dos seus trabalhos, mostrou-nos os seus esboços e, depois de explicar como tudo começa pela leitura do livro que vamos ilustrar, propôs a todos a ilustração  de uma lengalenga, cabendo a cada par a ilustração de uma frase.
Outros ficaram com a ilustração da capa do livro coletivo que será oferecido à biblioteca! 



MARÇO -
A PRIMAVERA, A LEITURA E A POESIA

Vamos ler também os
 Escritores da Quinta




A FRASE DO MÊS



Os alunos de segundo ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica escolheram uma frase a partir de excertos da obra  “O Livro de Alice”.Para o mês de Março, os alunos escolheram como mote a chegada da Primavera.

Esta atividade foi realizada em colaboração com a BE e está exposta no placard da Biblioteca.