Ano lectivo 2014/2015

DIPLOMAS FINAL DE ANO- TURMA MELHOR LEITORA E LEITORES TOP+ EB1 PJSS e EBQM


BIBLIOTECA ESCOLAR DA E.B.Q.M.

3º período-1º lugar: Joana Fonseca, 5º6ª

Diplomas da autoria do prof.Gabriel Lamas e por ele entregues aos alunos nos dias 14 e 15 de junho

5º2ª TURMA MELHOR LEITORA 2018 
                


























TOP+Leitores 

5º2ª David Encarnação -2º ciclo

























PARABÉNS A TODOS OS LEITORES !

EB1 PJSS   Leitores TOP +


















































ESTATÍSTICA -TOP+ LEITORES -Amigas da Biblioteca da EB1 Prof. José Salvado Sampaio


Biblioteca da EB1 Prof. José Salvado Sampaio
EB1 Prof. José Salvado Sampaio 
Conversas na biblioteca... 

A Filipa Anciães e a Vera Faria queriam requisitar o mesmo livro, no mesmo dia e a professora bibliotecária perguntou, intrigada:
O mesmo livro?
Ao que responderam as duas, sem atropelos e olhando uma para a outra, falando à vez:
-Sim, nós vamos para debaixo de uma árvore à sombra a que nós demos o nome de "Árvore da Leitura " ! - respondeu a Vera .
E gostamos de requisitar o mesmo livro para cada uma ler em voz alta) uma página!  - completou a Filipa.
-Esperem lá ! - disse a professora Isabel da biblioteca - Contem lá isso outra vez . É como se eu estivesse a ouvir uma música maravilhosa nos meus ouvidos! Expliquem -me bem porque eu vou escrever o que me estiveram a dizer! Fico tão contente, tão contente que vou repetir esta conversa no blog da biblioteca!
-Quando acabamos o livro fazemos o resumo e às vezes até discutimos: porque ficamos irritadas se a outra leu mais um bocadinho . - explicou a Filipa entre risos, numa cumplicidade e amizade que os livros (e a árvore) ajudaram a tecer...
E fez-se um clarão na biblioteca, os livros bateram palmas a estas duas leitoras e a professora ia explodindo de alegria até que...alguém falou em chuva.
Vera:
Quando está a chover, lemos o livro num banquinho à janela, onde ouvimos a natureza...

E ficou a certeza de que a natureza e o silêncio eram os maiores amigos da leitura!...
Obrigada a estas amigas da Biblioteca!



No 4º ano temos as três amigas da biblioteca, as 3 "bibliomosqueteiras " que durante todo o ano foram as ajudantes principais: ajudando na organização das entradas dos alunos  na biblioteca aos intervalos, na arrumação dos ficheiros/passaportes, contando histórias aos mais novos e ainda fazendo entrevistas sobre a biblioteca.

A Madalena , a Han Xu e a Leonor do 4ºA revelaram um  grande sentido de responsabilidade e foram uma presença quase indispensável quando a biblioteca era "invadida" pelos mais pequenos do 1º ano e não só. Merecem um louvor!




No 2º ano, a Maria Vanessa do 2ºA , no 3ºA a Beatriz e a Ana Raquel foram outras amigas da biblioteca, ajudando quando podiam.


No Dia Mundial da Poesia, os alunos do 4º A e  do 4º B tiveram uma atividade e no final a professora da biblioteca pediu que  escrevessem numa frase o que sentiam quando iam à Biblioteca.































As nossas amigas da Biblioteca do 4º A, a Madalena e a Han Xu foram entrevistar os alunos da escola sobre o que sentiam quando iam à Biblioteca!... Aqui ficam algumas respostas!

 



Quando vou à Biblioteca, fico animado! Diogo, 3ºA

Quando vou à Biblioteca, começo a imaginar que vou ficar o dia todo a fazer coisas malucas! Joana Ribeiro


Quando vou à Biblioteca , o meu coração começa a pensar que livros maravilhosos é que posso levar...Filipa Anciães , 3ºB


 Quando vou à Biblioteca, sinto-me feliz, encantada! Beatriz, 1ºB

Quando vou à Biblioteca, sinto-me no outro sítio!Beatriz, 1ºC




Quando vou à biblioteca, voo! Samuel, 2ºA

O ano está a acabar e a biblioteca vai fechar . Os livros vão voltar às suas prateleiras e para se poderem arrumar e contar, acabaram as requisições.
 No mês de junho estará fechada mas no blog poderão encontrar tudo o que este ano nos fez quase "voar" até à biblioteca!


Parabéns a todos! Aos alunos e aos professores!
A Biblioteca agradece a todos os que trabalham nesta  escola e ajudam a biblioteca (e os alunos) a crescer! Até parece maior, com estes números todos (740) e com a quantidade de desenhos e de trabalhos expostos de todas as histórias contadas! A todos os alunos e educadoras do JI nº3 que frequentaram esta Biblioteca ou que foram “ visitados “  por ela , quer dizer, pela Estrela, obrigada e para a  « também!
À Coordenadora da escola, obrigada por se terem coordenado todos os recursos humanos e materiais desta forma, dando a todos esta oportunidade tão bem aproveitada pelos alunos!


     

                                            Biblioteca Escolar
                    Atividades realizadas inseridas na” Hora do Conto”
                            Dinamizada pela Educadora Estrela Matos
 Ano Letivo 2017/2018  




Assim, foram contadas e trabalhadas as seguintes histórias:

1ª A princesa que não gostava de salada.
2ª A mosca fosca.
3ª Adivinha quanto gosto de ti.
4ª O urso e a menina.
5ª O sapo apaixonado.
6ª A bruxa Mimi.
7ª O casamento da gata.
8ª O mago e a folha.
9ª O capuchinho vermelho.
10ª Queres ser meu amigo?
11ª Um amigo como tu.
12ª O coelhinho branco.
13ª Maria Castanha .
14ª Um milhão de beijinhos.
15ª A princesa baixinha.
16ª O nabo gigante.
17ª A ovelhinha que veio para jantar.
18ªCorre,corre cabacinha.
19ª Já é Natal.
20ª A bruxa Mimi e o Rogério ajudam o Pai Natal.
21ª História de Natal.
22ª O gato comilão.
23ª A bruxa Mimi e o Inverno.
24ª A girafa que comia estrelas.
25ª De que cor são os beijinhos.
26ª Stella no Inverno.
27ª Cuquedo.
28ª O rapaz do nariz comprido.
29ª O João Pestana
30ª Tenho a lua no meu bolso.
31ª Eu quero a lua.
32ª O urso e o Inverno.
33ª O coelho e os amigos.
34ª Um lobo culto.
35ª Adoro-te Papá.
36ª O mistério do saco.
37ª O coelho da Páscoa.
38ª Os ovos misteriosos.
39ª A flor que vai ver o mar.
40ª Os ovos da Páscoa.
41ª Caracóis de ouro.
42ª A que sabe a lua.
43ª A galinha ruiva.
44ª O coelho tremeliques.
45ª Segue aquele urso.
E muitas  outras mais que ainda não estão registadas.

UM ESPAÇO PEQUENO MAS CONCORRIDO ! ALUNOS DO 1º AO 4º ANO NA BIBLIOTECA E "UM TÍTULO, UMA ILUSTRAÇÃO"


Até os alunos do 1º ano(!!!) querem vir à biblioteca para estar e ficar! Ler, ler, já alguns sabem fazer ; outros vão tentando com a ajuda do dedo e outros ainda ficam apenas pela imagem. Mas o que todos querem mesmo é escolher UM LIVRO para folhear, para apreciar e ninguém os ouve falar...a não ser para ler em voz alta o que acabaram de descobrir e os faz ficar.

Alunos do 1º ano - a ler , a ver e a desenhar
Atividade : "Um título, uma ilustração"
Escolhe um livro que tenhas lido e faz a ilustração da capa, a partir de uma parte da história, de uma personagem ou do título !

























DIA DA ESCOLA ABERTA - visita de 5 turmas do 4º ano à Biblioteca-alunos das EB1 PJSS, PSP e do Externato das Pedralvas

 À chegada, os alunos tinham uma lista dos livros que tinham requisitado durante todo o ano, por turma. Lista que depois lhes serviu para a sessão de " Mímica de Títulos" dos livros que tinham já lido.
Os alunos foram recebidos em dois espaços: na zona multimedia(PJSS) e na sala de estudo(PSP)

 Todos tinham à sua espera um marcador preparado pela equipa de BE de cada escola, com o apoio da reprografia e uns rebuçados oferecidos pela prof. Aida Gracioso. O Prof.Gabriel Lamas conseguiu esta fotografia do Externato das Pedralvas cujos alunos foram recebidos na zona multimedia pela equipa da BE e pela professora Carmo Cravo da Direção.

Cada alunos que fazia a mímica escolhia um marcador e depois ficava com ele como recordação.



 Marcadores             EB1 Parque Silva Porto                             Sala de estudo          Marcadores





Zona multimedia Marcadores EB1 PJSS
 
 






 Externato das Pedralvas

 4ºB EB1 PJSS na zona multimedia
 PROJETO "A LEITURA , UM MAR DE EMOÇÕES"-os alunos reconheceram logo as suas personagens preferidas!