Ano lectivo 2014/2015




Opiniões:
"O sal na terra não é apenas um manual para surfistas. É um dos mais belos livros da poesia portuguesa.”
"Desengane-se quem pensa que O sal na terra é apenas um livro sobre surf. É muito mais do que isso. Embora todas as crónicas tenham o surf como ponto de partida, o livro de Pedro Adão e Silva é simultaneamente um livro sobre actualidade, sobre desporto, sobre política, sobre cinema, sobre livros, sobre tudo isto e ainda mais alguma coisa. Na verdade, apesar do essencial dos textos aqui reunidos ser precisamente uma tentativa de escrever sobre esse «prazer supremo» que é o surf, O sal na terra é, acima de tudo, um livro sobre o efeito que o surf produz.”

Este livro é sugerido a pensar em todos os que gostam de desporto, particularmente de SURF, e pensam que não gostam de ler.


A todos os alunos umas boas Férias, aproveitem para descansar e retornar com bastante disposição no próximo ano lectivo.

No dia 18 de Junho começam os verdadeiros JOGOS SEM FRONTEIRAS INTER-TURMAS 2009!
Os jogos são os mais loucos que possas imaginar! Vais ter de estar na tua melhor forma mental e física se quiseres vencer... Ah... e vem preparado para tudo, porque tudo pode acontecer!




As actividades iniciam-se no dia 18 terminando no dia 19 com uma sessão de encerramento.



Destinatários: alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos
Data: 18 e 19 de Junho de 2009
Local: campo de basquete da Escola e à volta da escola
Organização: Equipa da Biblioteca e Profª Márcia (Deptº Educação Fisíca)
Colaboração : Professores dos Departamentos , Directores de Turma, Intérpretes e Formadoras de LG .
Voluntários : amigos da Biblioteca , alunos dos 8ºs e 9ºs anos e Encarregados de Educação
Inscrições: na Biblioteca , por turma, mediante o preenchimento da ficha de inscrição Prazo : de 18 a 22 de Maio
Actividade: Didácticas (5ºf-18 ) e Lúdicas (6ºf-19)




As equipas concorrentes deverão cumprir um percurso à volta da escola (5ªf dia 18, de manhã e de tarde) onde encontrarão 8 Cantos/Mesas dos respectivos departamentos . Em cada Canto / Departamento deverão responder a uma “Pergunta de resposta múltipla ”, nessa área disciplinar.
Os outros elementos da turma acompanham os concorrentes, podendo esclarecer qualquer dúvida dos colegas. Quanto às actividades lúdicas (6ºf dia 19), os alunos concorrentes terão um determinado número de tarefas físicas para executar num tempo mínimo, no campo de basquete. Esta actividade inicia-se com a apresentação das equipas: cartaz, hino e marcha dos apresentadores .
Constituição e deveres das Equipas:
Todas as turmas interessadas deverão eleger:
- 8 elementos para participar nos jogos didácticos
- 8 elementos para participar nos jogos lúdicos
- 4 “designers” para elaborar o cartaz da equipa
- 4 a 6 cheer-leaders para apresentar a equipa e escolher uma mascote
Todas as equipas deverão ter:
- um hino (música e letra)
- uma mascote e um lema explicativo (no cartaz)
- um cartaz de apresentação
- uma claque

Só serão admitidas as Equipas que entreguem estes trabalhos na Biblioteca até dia 1 de Junho.



.



Foram dois dias (18 e 19) inteiramente dedicados à realização de actividades didácticas e lúdicas que envolveram a participação de toda a comunidade escolar.

Ao longo destes dias, os alunos tiveram a oportunidade de usufruir de um conjunto diversificado de actividades (actividades desportivas, musicais, teatrais, entre outras) que decorriam um pouco por toda a escola: Cientistas da Quinta, Scratch-TMN/Sapo Kids, Atelier de Artes, Gincana, Mentes Brilhantes, Atelier de pintura em vidro, Jogos da Quinta, Jogos sem Fronteiras, Produção de poemas, Actuação Musical com concertina, Aula de hip hop com o bailarino Nelson Lucas e o tão ansiosamente aguardado concerto de Paulo Vintém.

As exposições de História e trabalhos de A.P. e as exposições de teatros de brincar e maquetas organizadas pelos diferentes clubes exibiam, nestes últimos dias do ano lectivo, o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Música, danças africanas e orientais e alguns jogos desportivos, compunham o vasto leque de actividades programadas que, de forma complementar, proporcionaram uma celebração de final de ano rica em novas experiências e cheia de divertimento para os alunos da escola.

TURMAS VENCEDORAS DOS JOGOS SEM FRONTEIRAS:

- 1º ciclo
- 6º 1ª
- 7º 3ª


Foram, ainda, atribuidos os PRÉMIOS E DIPLOMAS


● TOP + TURMAS LEITORAS
1º - 5º1ª
2º - 5º3ª
3º - 5º4ª

● O MELHOR LEITOR DA BIBLIOTECA
Daniel Costa 5º3ª nº 5

● O MELHOR LEITOR DA ESCADA DE LIVROS
Marta Silva 5º3ª nº 13

● OS MELHORES AMIGOS DA BIBLIOTECA

Patrícia Bernardo 5º1ª nº 17
Mariana Vicente 5º2ª nº 17
Mariana Trindade 6º1ª nº 16
Rodrigo Rua 6º4ª nº 18
Ana Raquel Couto 5º3ª nº 3
Zhang Qian Qian 7º1ª nº 26

● A “DESIGNER” DO CARTAZ E DIPLOMA DOS JSF
Zhang Qian Qian 7º1ª nº 26

● A “CLAQUE/CHEERLEADERS” + ORIGINAL DOS JSF

● A “BANCA” + ORIGINAL DOS JSF

.

Inauguração da Biblioteca da Escola EB1 Parque Silva Porto - 23 de Abril

.
Lisboa vai celebrar o Dia Mundial do Livro com uma ligação inédita entre leitura e alimentação saudável. Para tal, foi preparado um programa de piqueniques em várias escolas e nos principais jardins públicos da cidade.

Além do Jardim do Palácio das Galveias, também o Jardim da Estrela, o Parque Silva Porto, em Benfica, o jardim do Palácio do Contador-Mor, na Bedeteca de Lisboa, o Jardim de São Pedro de Alcântara são alguns dos espaços que acolhem as crianças nesta edição educativa e cultural de saudáveis e divertidos piqueniques.

A Associação de Produtores da Pêra Rocha, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a Caminho Divulgação Livros e Audiovisual, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, vão oferecer às crianças das escolas cestos com fruta, vouchers e livros numa comemoração conjunta do Dia Mundial do Livro.

Os piqueniques serão animados por toda a cidade com leitura de contos, ateliers e momentos de expressão dramática, recriando um verdadeiro ambiente de “piquenique de livros”: Histórias com sabor a fruta, O sabor das letras, Brincar comer e aprender, são os motes inspiradores.

Milhares de crianças vão partilhar livros e fruta, brincar e aprender, roendo maçãs e peras misturadas com histórias de ouvir e de contar.

Informação cedida pelo
Gabinete da Vereadora Rosalia Vargas
Pelouros da Educação e juventude e Cultura, Câmara Municipal de Lisboa




Neste dia mundial do livro, 23 de Abril, a Escola E.B.1 Parque Silva Porto do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos inaugurou a sua Biblioteca Escolar.
Para além do aumento do fundo documental, a biblioteca dispõe de acesso à internet e animação, no âmbito da leitura – o livro digital.
A escola recebeu apoio financeiro do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para obras e aquisição de mobiliário e equipamento.




Pelas 10h00, deu-se início a uma actividade “Que posso fazer na biblioteca?” preparada pelos alunos da EB1 e coordenada pelo prof. Acácio Carreira.

Logo a seguir, a Drª Isabel Alçada procedeu à apresentação da biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura.




Finalmente, no Jardim da Mata de Benfica realizou-se o Piquenique dos Livros:

Ler é saudável

iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Rede das Bibliotecas Escolares.

Esta actividade foi organizada pela Equipa da Biblioteca e pelas Professoras de Língua Portuguesa das turmas do 5º1ª, 5º2ª, 5º3ª e 6º1ª (Susana Guimarães e Alexandra Teixeira)e pela Professora de Língua Gestual do 7ºA (Isabel Morais ).

Colaboraram ainda os Professores de Educação Musical (Carla Martins e Hugo Oliveira)destas turmas: prepararam e ensaiaram os alunos do 5º2ª, 5º1ª e 5º6ª para o recital de flauta.

Oito grupos de alunos contaram e dramatizaram duas histórias para os alunos da escola EB1 Parque Silva Porto (1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs anos):

- Dramatização das histórias: “A bolacha Maria” de António Torrado
“Elmer e Alber” de David Mackee



Os Professores da Equipa de Biblioteca do Departamento de Expressões , Orlanda Melo e a Educadora Bárbara Crespo conseguiram, através da elaboração de máscaras para todos os grupos, tornar ainda mais elucidativas as histórias contadas.

Agradecemos ainda a todos os alunos , professores intérpretes , formadoras e monitoras que colaboraram animadamente e com tanto empenho, na preparação desta actividade.






Os alunos do 7ºA gestualizaram estas histórias para os alunos não ouvintes do 1º ciclo da EBI Quinta de Marrocos e também para os outros grupos (ouvintes) do 1º ano , com a presença de uma intérprete .



Nesta cerimónia estiveram presentes os representantes dos vários parceiros que contribuíram para a concretização deste projecto: a Rede de Bibliotecas Escolares esteve representada pela sua Coordenadora, Dr.ª Teresa Calçada e pela Professora Carla Fernandes; o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas e a Equipa de Coordenação das BES; o Director Regional de Lisboa; a representante da Rede das Bibliotecas Escolares na DREL, Drª Marília Afonso da DRELVT; a Vereadora da Educação, Juventude e Cultura Drª Maria Rosália Vargas da Mota; o Presidente da Junta de Freguesia e a Representante da Associação de Pais.

Esteve presente o Secretário de Estado da Educação, Dr. Jorge Pedreira, em representação do Ministério da Educação.

Durante a cerimónia, a aluna Sílvia do 5ª 1ª declamou um poema alusivo à Primavera e à Natureza, como convite para o Piquenique que se seguiu.

.

No último dia de aulas do 2º período...

A entrega dos prémios e diplomas teve lugar na Biblioteca da Escola, no dia 27 de Março.
Eis algumas imagens desta entrega de prémios:


O Melhor Leitor da Biblioteca

Abdú Cadri Conté 5º5ª nº 1


O Melhor Leitor da Escada de Livros



Marta Maria Batista Silva 5º3ª nº13


Os Melhores Amigos da Biblioteca


Carolina Santos 5º2ª nº 6
Tiago Esteves 6º6ª nº 22
Mariana Vicente 5º2ª nº 17
Mariana Marques 5º1ª nº 15
.

O Top + Turmas Leitoras / Março
.
1º lugar- 5º3ª
2º lugar- 5º5ª
3º lugar- 5º6ª
.
Parabéns!
.

DIA MUNDIAL DA POESIA


ESTÁS CONVIDADO!
VEM LER E OUVIR POESIA NA BIBLIOTECA


A ler e a dizer poesia...


A Biblioteca andou à roda dos poemas nos dias 23, 24 e 25 de Março.


Todos os alunos leram um poema e quiseram ser poetas por uns dias...

A Mariana, a Margarida e a Silvia ainda não se decidiram...

O João Paulo levou um poema para a mãe. Boa ideia! A mãe vai adorar o poema de Sophia de Mello Breyner.



A Thais leu em voz alta um poema de Alexandre O'Neill - As Palavras...
Ficámos todos sem palavras!

A Bruna leu com muita alma o poema "Ser poeta" de Florbela Espanca. Obrigada!

Muitos parabéns Alda!
Este poema de Eugénio de Andrade "Ver claro" foi muito bem escolhido. Continua!

Parabéns Margarida e Silvia.
Este poema de Sophia de Mello Breyner é maravilhoso.


...

Os Amigos da Biblioteca distribuiram poemas a toda a comunidade educativa

Mais uma vez foram incansáveis no seu trabalho.
Obrigada Amigas da Biblioteca!

...


Para assinalar o Dia do Pai, os alunos são convidados a levar o Pai à Biblioteca para ler/ouvir ou gestualizar um poema ou uma pequena história.

Aqui fica uma sugestão da Biblioteca para o dia do pai: um poema de António Meixedo

Falar do pai não é fácil
Em dezanove de Março
É dia do Pai, é certo.
Por ser pai, sinto embaraço.

Todos recebem um abraço
Dos filhos que tanto amam.
Ao menos, só neste dia!...
Se pai, ainda lhes chamam.

Pois que muitos reclamam
Sem demora o seu dote.
E ao referirem-se ao pai,
Tratam-no por “meu velhote”.



...



Não há dúvida que os nossos amigos Astérix e Obélix nos deram uma grande ajuda!


Graças a eles, já temos inscrições para o Dia do Pai:


Vera Vilaça, 5º 1ª, nº 24
Mariana Marques, 5º1ª, nº 15
Pedro Gonçalves, 5º6ª, nº 20
Maria Ana Feio, 6º6ª, nº 15
Tiago Araújo, 6º2ª, nº 18
Diogo Simões, 5º5ª, nº 8
Márcia Silva, 5º4ª, nº 17
Leonor Estrela, 6º1ª, nº 10
Vasco Pinheiro, 6º5ª, nº 19
Beatriz Durão, 5º1ª, nº 2
Marta Silva, 5º3ª, nº 13
Inês Philippart, 5º2ª, nº 8
Carolina Santos, 5º2ª, nº 6
Maria do Rosário Farinha, 5º3ª, nº 12
João Manuel Miranda, 7º2ª, nº 12
Mafalda Ferreira, 6º1ª, nº 12
Mariana Trindade, 6º1ª, nº 16
Joana Moura, 6º3ª, nº 14
Renata Reynaud, 5º2ª, nº 22
Inês Belmonte, 8º1ª, nº 12
Patrícia Bernardo, 5º1ª, nº 17
Sílvia Costa, 5º1ª, nº 21
Joana Pereira, 5º1ª, nº 10
Francisca Castanheira, 5º1ª, nº 6
Sara Ganchas, 5º1ª, nº 20
Vasco Gomes, 5º1ª, nº 22
Margarida Ferreira, 5º1ª, nº13
Arminda Nunes, 7º 2ª, nº 2



Ah! Não se esqueçam!! A Biblioteca criou um ateliê intitulado “O meu Pai e Eu na Biblioteca!” onde todos poderão dar largas à imaginação. Sem dúvida, uma forma diferente de mostrar todo o amor e carinho que têm pelos pais!


...