Ano lectivo 2014/2015

Estatística de Requisições Domiciliárias na EBQM e nas EB1 e PSP e PJSS


         Estatística de Requisições Domiciliárias na               EBQM 
Recolha de dados  baseada no programa de inscrição na BE (Prof. Carlos Ferreira) , programa da DOCBASE-módulo serviço de empréstimos e nas fichas de requisição (Prof. Gabriel Lamas)

Análise trimestral e divulgação : Prof. Isabel Franco

I- ALUNOS 

Parabéns ao 5º2ª!



II- EMPRÉSTIMOS PARA  SALA DE AULA

SETEMBRO  OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO sem dataTOTAL
        4                       4                 8                     6                 47           69

                                                                 



III - REQUISIÇÕES DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS


SETEMBRO   OUTUBRO   NOVEMBRO   DEZEMBRO sem dataTOTAL
        3                   1                   2                     2                 16              24



               Alunos -241 + Aula- 69 + Prof. e Func. 24  = 334






 
                  Requisições -Coordenadora da BE

            

CONTOS E CANTOS DE NATAL NA BIBLIOTECA-Educação Musical-Prof.Carla Martins: 5º3ª, 5º2ª / Prof.Ana Paula Carvalho: 6º1ª e 6º2ª (E.E.), 5º1ª (Direção e AO),6º4ª (EE)

CONTOS E CANTOS DE NATAL NA BIBLIOTECA
  NOS DIAS 14 e 15 - Educação Musical


As Professoras  de Educação Musical, prof. Ana Paula Carvalho  e a prof. Carla Martins dinamizaram esta atividade com as suas turmas em dias e horas que assinalamos mais abaixo mas principalmente, com um esforço para nos oferecerem os melhores cânticos / cantos , com ensaios que valeram bem a pena pela  afinação e empenho que os alunos revelaram!






 A professora Carla Martins dinamizou as sessões das seguintes  turmas  5º3ª, 5º2ª na 5ªf dia 14, pelas 8h00 e 9h00 . No final destas sessões, um aluno surdo integrado numa das turmas assistentes (6º1 e 6º2ª) declamou uma poesia de natal em LGP, poesia esta escolhida pela formadora Helga Madeira. 
Ensinaram ainda uma música de natal em LGP que todos os presentes  gestualizaram e cantaram.  
Todos receberam um marcador de participação : os alunos que assistiram , os alunos artistas, a Diretora do Agrupamento, todos os professores Diretores de Turma , as Intérpretes (Susana Passinhas, Joana Lisboa, Ângela Ricardo  e Formadoras de de LGP, Helga Madeira) 

Intérprete Joana Lisboa
                                                                             
                                                         

Foram momentos de partilha de vivências que culminou com a oportunidade de cada um deixar uma mensagem de natal, de forma espontânea e livre. O Alexandre Barata do 6º1º e o Dinis Santos do 7º4ª , com as suas palavras, deixaram-nos a refletir: no meio da agitação dos preparativos do Natal, não podemos deixar ninguém para trás  e devemos ter presente , de forma  solidária, que nem todos estarão a passar pelos melhores momentos e que estarão a viver estes dias sem o conforto e carinho que talvez lhes possamos dar. Gostámos principalmente da canção com o refrão "Ai Guimarâes, Guimarães", das referências históricas a D. Afonso Henriques e do entusiasmo com que todos cantaram .


A Prof. Ana Paula Carvalho , dinamizou as sessões com as turmas : 6º1ª e 6º2ª (assitência: E.E.), onde se repetiram também  estas mensagens de natal no final;  5º1ª (assitência: Direção e AO), na 5ªf dia 14 pelas 10h00 e 11h00 respetivamente  e na 6ªf dia 15, pelas 9h00, com a turma 6º4ª (assitência-E. E.)

A assistência variou de sessão para sessão segundo os convites realizados pela prof. Ana Paula : em algumas destas sessões, o público era constituído por alunos de outras   turmas,  noutras sessões foram convidados  os Encarregados de Educação e numa outra sessão esteve a Diretora da escola, prof. Cristina Sério,  os Assistentes Operacionais que também foram convidados, bem como os elementos dos Serviços  Administrativos e do Conselho Pedagógico. Este esteve sempre representado pela prof. Susana Guimarães, coordenadora dos DT , Diretora de Turma  e professora dos alunos que atuaram, bem como pela prof. Isabel Andersen, também professora do Conselho Pedagógico e de Inglês-língua em que cantaram algumas músicas e ainda a prof. Teresa Pinho. O Conselho Geral esteve representado pelo prof. José Leonardo Barros, elemento da Equipa da Biblioteca, enquanto professor da organização . Não foi possível resistir a estes cantos tão bem escolhidos, em inglês, e cantados num tom suave e terno que só a música nos  pode trazer , na voz destes nossos alunos . Ninguém pode dizer que não se emocionou...
Prof.Cristina Sério - Diretora do Agrupamento 



Encarregados de Educação do 6º1ª e 6º2ª


Da esquerda para a direita:
D.Fátima Peres , D.Hermínia João, D.Teresa Rodrigues e D.Odília Ferreira-chefe das A.O.
Em frente , da esquerda para a direita::
  Prof de Inglês do 2º ciclo: Prof. Ana Teresa e Prof.Isabel Andersen

Da esquerda para a direita:Prof. Gabriel Lamas  D. Rosa Silva, Prof.Teresa Pinho, Prof. Cristina Sério, D.Hermínia João,  D. Fátma Peres (atrás), Prof .Ana Paula Carvalho e Prof.Isabel Andersen


Estiveram presentes os respetivos Diretores de Turma (prof. Ana Paula Carvalho,o prof. Pedro Martins, a prof. Ana Teresa , também  professora de Inglês e prof. Susana Guimarães.
Alguns professores como a prof. Marta Ferreira, prof. Isabel Corte   e os que puderam estar, acompanharam esta atividade.
Todos receberam um marcador de participação : os alunos que assistiram , os alunos artistas, a Diretora do Agrupamento, todos os professores Diretores de Turma , as Intérpretes(Susana Passinhas, Joana Lisboa, Ângela Ricardo  e Formadoras de de LGP (Helga Madeira) , bem como os Assistentes Operacionais (a  D. Áurea, a D. Fátima Peres, a D. Hermínia João,  a D. Odília Ferreira , a  D. Rosa Silva e a D. Teresa Rodrigues).




Estes marcadores foram elaborados com a colaboração dos alunos Amigos da Biblioteca, dos professores colaboradores (Prof. Aida Gracioso e outros), professores  da Equipa da BE (Prof. Gabriel Lamas e  Prof. José Leonardo Barros) e com o empenho da 
D. Fátima Peres, nos recortes e plastificação, na reprografia, mesmo em cima da hora.... 
Na decoração final da biblioteca contámos com a aluna Andreia do PCA, a Beatriz Carmona  e o Tiago Gonçalves que fazia anos nesse dia, ambos alunos do 6º ano.





No dia seguinte, 6ª feira, dia 15, às 9h00, foi a vez do 6º4ª, com a Diretora de Turma, Prof. Jacinta Oliveira que veio como o 6º1ª.
Os Encarregados de Educação foram convidados e , os que conseguiram estar , presenciaram ainda a organização de um lanchinho organizado pelos alunos, no  final da sessão. Não tivessem sido eles os vencedores do Concurso de Bolos da Biblioteca!


A Prof. Ana Paula Carvalho e a Diretora de Turma do 6º4ª- prof. Jacinta Oliveira

D.Teresa Rodrigues













Foram várias as sessões de cantos, cada uma com a sua mensagem única, pela diversidade que  a escola nos consegue oferecer, num mesmo objetivo: desenvolver o que cada um tem de melhor para oferecer a todos!
Obrigada, professores e alunos,  pelos momentos que nos deram !




Visita dos alunos do 4º ano à EBQM -Venda de bolos ,enfeites de natal e outros presentes feitos pelos alunos do 4º ano da EB1 Parque Silva Porto para a viagem de finalistas aos Açores e visita inesperada à nossa Biblioteca

 Os alunos do 4º ano da EB1 Parque Silva Porto vieram  à nossa escola onde estiveram na tarde de 5ªf  , dia 14, numa  venda de bolos ,enfeites de natal e outros presentes feitos pelos alunos. Tudo o que conseguirem vender  será uma ajuda  para a sua viagem de finalistas aos Açores . No final, aconteceu uma visita inesperada à nossa Biblioteca. A Mãe do  Rui quis acompanhá-lo numa visita guiada, bem como aos   outros colegas do 4º ano da Prof. Célia , com  a coordenadora da biblioteca .
Perto do Natal somos sempre surpreendidos por surpresas, como esta venda tão saborosa (parabéns a quem confecionou estes bolos) , com uns marcadores de leitura de emogis, saquinhas para transportar as pens e outras coisas mais ...tivemos ainda esta surpresa de sermos visitados por alunos mais novos, tal como no Natal somos sempre visitados pelo Menino!
Parabéns aos finalistas, aos Professores e Pais que tanto se empenharam nesta iniciativa! 
Contem com a equipa da biblioteca para ajudar nas próximas vendas: ajudar a comprar, a saborear...a alegria da viagem prometida e cumprida!