Ano lectivo 2014/2015

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - CONCURSO DE BOLOS - PARTICIPE!

    
DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - 23/10/2017

ACEITAM-SE SUGESTÕES! 
DIGAM-ME  o que andaM  a ler…
                                                      
A Amiga Genial
de Elena Ferrante 
edição: Relógio D'Água, dezembro de 2014  ‧  isbn: 9789896414795  ‧       
SINOPSE 
A Amiga Genial é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.
Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.
Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja.
Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.
O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue.
A Amiga Genial tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse.

«Elena Ferrante é uma das grandes escritoras contemporâneas.»
The New York Times
OPINIÃO    DOS    LEITORES
APAIXONANTE
Sou uma apaixonada por Itália, por Nápoles e agora também por Elena Ferrante e todas as personagens das suas histórias. Imperdível.
BRILHANTE!
Sofia Ferreira | 19-05-2017
A escrita de Elena Ferrante é envolvente e aproxima-nos das personagens. Assim, lemos como se estivessemos naquele bairro de Nápoles e vamos seguindo a história como se pertencessemos ao grupo de amigos de Lenú e Lila. Não se pára de ler enquanto não se termina o livro e o final tem aquele efeito de alavancar o próximo volume porque o leitor vai mesmo querer saber o que vem depois...

A AUTORA

ELENA FERRANTE

Ninguém sabe quem é Elena Ferrante e os seus editores originais procuram manter silêncio absoluto sobre a sua identidade. Houve até quem suspeitasse que se trata de um homem; outros dizem que nasceu em Nápoles e viveu na Grécia e em Turim.
A maioria dos críticos considera-a a nova Elsa Morante, uma voz extraordinária que provocou um terramoto na narrativa dos últimos anos. O sucesso de crítica e público reflete-se em artigos publicados em jornais e revistas como The New York Times e Paris Review.
A saga composta por A amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica e História da Menina Perdida está destinada a tornar-se um clássico da literatura europeia do século XXI.

"Não me arrependo de meu anonimato. Descobrir a personalidade do escritor através das histórias que propõe, das suas personagens, dos objetos e paisagens que descreve, do tom da sua escrita, não é mais nem menos que um bom modo de ler." Elena Ferrante numa entrevista via mail para Il Corriere della Sera.



Sugestão da Coordenadora da Biblioteca - Isabel Franco


 J  DIA  INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES   &  
·     2ªf -  23 de outubro de 2017

A Biblioteca    & precisa de todos os que passam por aqui e dos que passam aqui todo o dia, todos os dias!
Contamos com toda a   Comunidade Educativa !
·     Pais / E.E.
·      Professores
·     Administrativos e Assistentes Operacionais
·     Alunos
    
Júri: elementos do Conselho Pedagógico
 + elementos da Portaria


GRANDE     CJNCURSJ   DE  BJLJS !(Prémio surpresa-utensílio/livro/adorno)
2ªf dia 23 de outubro   NA CANTINA  da escola
  • ·      Se és aluno da escola, traz um bolo feito em casa, ou biscoitos, bolachinhas caseiras, receita da avó, da mãe, madrinha, tia ou outro familiar.
  • ·      Se é adulto(a) e se trabalha todos os dias nesta escola e gosta de cozinhar, se considera que a leitura é a melhor coisa que se pode dar a um jovem…
  • ·      Se acredita que ao saltar para um mundo diferente se pode crescer melhor…então ajude--nos a RECHEAR A NOSSA BIBLIOTECA!
  • ·      Cada fatia de bolo que iremos vender terá o tamanho e o sabor de um novo livro na prateleira da biblioteca !
  • ·      Se, enquanto Encarregada de Educação, quiser ajudar-nos a vender os bolos e tiver   disponibilidade no dia 23,  deixe o seu nome e contacto na Portaria.

  • NOS INTERVALOS DA MANHÃ E DA TARDE
  •       NOS BLOCOS A E B 

  • NA CANTINA  - COMPRE UMA FATIA POR 50 c
  •            e contribua para a Biblioteca da escola!

  • NA SALA DE PROFESSORES- COMPRE UMA   FATIA POR 1 euro


1-Entregue o seu bolo no refeitório da escola

2-Deixe o seu nome aluno, EE de..

3-Indique o nome do seu bolo


Se não sabe ou não pode fazer bolos, COMA uma fatia, dê o 

que puder mas FAÇA QUALQUER COISA

pela melhor causa na educação, a leitura,

 no dia Internacional das Bibliotecas Escolares!


A Equipa da Biblioteca agradece a sua participação!                J