Ano lectivo 2014/2015

ESTATÍSTICA UTILIZAÇÃO DA BE - 2º PERÍODO







































Turmas que mais utilizaram a BE

5º1ª/6º2ª/7º5ª/8º4ª/9º3ª
A atividade mais procurada: apoios e estudo










Balanço do 2º Período : atividadesE. B. Quinta de Marrocos DIA MUNDIAL DA POESIA E DA ÁRVORE CONCURSO DE MEMÓRIA - 19 e 20 de ma

Balanço do 2º Período :  atividades
                     E. B. Quinta de Marrocos
DIA MUNDIAL DA POESIA E DA ÁRVORE
CONCURSO DE MEMÓRIA - 19 e 20 de março
No 2º e 3º ciclo, nos intervalos do almoço e da tarde, participaram  25 alunos nos dias 19 e 20 de março. Decoraram um poema e declamaram-no em voz alta.
Todos receberam um diploma e prémio de participação, uma caneta referente ao tema do Projeto ” A leitura, um mar de emoções”
















Tudo começou assim!... Um dia, um escritor, sentado no cimo de uma árvore, começou a escrever poemas e mais poemas que o vento ia espalhando por toda a cidade, tal como as folhas das árvores que vão voando e caindo com o vento!

Na nossa Biblioteca aconteceu exatamente o mesmo, tal como a Professora de Português do 5º ano (Prof. Isabel Corte) se lembrou de associar esta imagem do manual Manual de Português 5º ano às exposições comemorativas desta Efeméride na nossa escola. Foram selecionados vários poemas, afixados em diferentes espaços do bloco A. Foram também distribuídos em formato de leque, a diferentes equipas de trabalho da Biblioteca e outros colaboradores.

Balanço do 2º Período BIBLIOTECA EB1 PARQUE SILVA PORTO- ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DA POESIA E DA ÁRVORE - Horas do Conto


Balanço do 2º Período :  atividades na EB1 Parque Silva Porto
dados recolhidos pelos elementos das equipas das bibliotecas :
                         Prof. Aida Gracioso; educadora Rita Cabral e educadora Conceição de Sá
Comemoração do Dia Mundial da Poesia e da       Árvore na EB1 Parque Silva Porto

 Na semana de 19 a 22 de março, na Escola EB1 Parque Silva Porto, a Poesia deu as mãos à chegada da primavera! 
Assistimos a verdadeiros momentos mágicos com palavras de encantar!!





Em articulação com a Biblioteca, todas as turmas da Pré e 1º ciclo trabalharam A Poesia nas salas de aula e apresentaram os seus trabalhos, juntamente com os seus professores, na Biblioteca. Os alunos declamaram os seus poemas e ouviram Poesia  em diferentes formas: escrita, musicada, recitada e em Língua Gestual. Também foram lidos poemas tendo em conta os contos trabalhados e explorados em sala de aula, como O Rapaz Que tinha Zero a Matemática, de Luísa Ducla Soares e Versos de Cacaracá, de António Manuel Couto Viana









Os nossos alunos mais pequenos e os alunos surdos, deliciaram-se a ouvir em Língua Gestual os poemas dos afetos da obra Como os Pássaros, de Maria Teresa Maia Gonçalez. O poema “Direito a Ser” foi de facto o mais explorado. Os alunos, ao longo do poema, revelaram uma participação bastante ativa no jogo “Quem é Quem?” em que tentaram descobrir, através de objetos, o nome dos meninos e meninas que faziam parte da história do poema. 

















Todos os alunos da escola ilustraram/escreveram em pequenas folhas verdes as suas poesias e, desta forma, construíram a Árvore da Poesia!!!










































No final de cada sessão, alunos e professores foram presenteados com diversos poemas “enroladinhos” em folhas coloridas!!

A Escola ofereceu, por iniciativa da Equipa da Biblioteca da EBQM, um poema do Poemário dos Afetos de Teresa Gonzalez (em formato de folha/leque) a todos os professores do 1º ciclo das duas escolas deste Agrupamento.






HORA DO CONTO 

NA EB1 PARQUE SILVA PORTO

O nosso Agrupamento recebeu, a partir do 2º período , mais uma Educadora  (Educadora Conceição de Sá ) para colaborar nas nossa bibliotecas, tendo sido assim beneficiado de mais horas para esta atividade que tanto enriquece os nossos alunos.
Uma vez que a Educadora Estrela Matos, responsável pela Hora do Conto , só está presente apenas à 2ªf nesta escola , temos esta atividade prolongada nos outros dias com mais uma Educadora. O que também acontece na EB1 Salvado Sampaio, sempre que uma só Educadora não pode chegar a todos ao mesmo tempo. 


 Um Lobo Pela Trela, de Guido Visconti foi a história escolhida pela Educadora Conceição de Sá para dinamizar a hora do conto na biblioteca da Escola EB1 Parque Silva Porto. Os alunos ajudaram o Osvaldo, personagem da história, na complicada tarefa de transportar para a outra margem do rio, um de cada vez, numa pequena barca, uma couve, uma ovelha que gosta de couves, e um lobo que gosta de ovelhas, sem que a ovelha coma a couve e o lobo coma a ovelha. Depois de resolvido o dilema foram apresentadas novas personagens, uma cenoura que o coelho e o burro gostariam de comer, uma raposa que gosta do ovo e da galinha.




Esta história também foi contada em algumas salas do primeiro ciclo e do Jardim de Infância Escola EB1 Salvado Sampaio. 




A Escola EB1 Silva Porto é uma escola de referência para alunos surdos, daí que a biblioteca foi palco de várias dinâmicas em que a Língua Gestual esteve sempre presente.

Foram privilegiadas as histórias em CD e em Língua Gestual, a saber: O que é que se Passa Aqui??; Dom Leão e Dona Catatua; Sou Asas; O segredo do Sol e da Lua; Perdida de Riso; Amizade sobre Rodas. No final de cada história, os alunos ilustraram nas suas cadernetas de leitura a sua opinião sobre o conto e colaram o cromo correspondente