Ano lectivo 2014/2015


CANCIONEIRO DO AGRUPAMENTO


Capa da autoria da Prof. Teresa Pinho (E.V.)


A equipa da Biblioteca e a Direção decidiram não publicar este documento na íntegra no Blogue ou no Site por considerar que os textos dos alunos e as respostas à entrevista só  devem ser consultados em suporte papel, sendo um Cancioneiro do Agrupamento principalmente para a comunidade.
Pode ser consultado na Biblioteca, de momento no átrio do Bloco A e  adquirido na reprografia
Publicamos, no entanto, todos os outros  textos, pesquisas  e imagens.


                   


Ficha Técnica
Título

1200 outros alunos como tu – o que sentem, o que pensam, o que dizem (do pré-escolar ao 9.º ano)

Edição

Biblioteca da E.B. I Quinta de Marrocos

Grupo coordenador da edição

Isabel Franco, Odete Corte, Sofia Paixão , Cristina Malhadeiro,  Gabriel Lamas, Sara Mendes (Biblioteca)
Pesquisa de textos

Isabel Franco, Odete Corte, Sofia Paixão, Gabriel Lamas (Biblioteca)

Mafalda Carvalho (9.º 1.ª)
Entrevistas

Isabel Franco, Odete Corte, Cristina Malhadeiro, Ângela Ricardo, Sara Mendes (Biblioteca)

Ana Paula Carvalho, Teresa Pinho, Paula Ferro, Paulo Tomás (Arte e Cidadania)

Mafalda Carvalho (9.º 1.ª)

Textos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo

Alunos, educadoras, professores das escolas E.B. 1 Parque Silva e Porto e E.B. 1 Professor José SalvadoSampaio

Tratamento de textos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo

Leonor Fernandes, Mafalda Martins (5.º 3.ª), Lara Fernandes (7.4.ª), Miguel Santos (7.º 4.ª), Evandro Barros (7.º 6.ª), Constança Pinto e Beatriz Rodrigues (8.º 1.ª) e outros alunos do 8º.1ª.

Textos dos 2.º e 3.º Ciclos

Alunos e professores de Português dos 2.º e 3.º Ciclos da E.B. I Quinta de Marrocos

 Imagens

Gabriel Lamas (Biblioteca)
Ilustração

Teresa Pinho (Arte e Cidadania) - capa

Paula Ferro (Arte e Cidadania) - contracapa

Data

Junho de 2015



AGRUPAMENTO DE ESCOLAS QUINTA DE   MARROCOS
 
                                         2014 / 2015                                            



             1200 outros alunos como tu…


  o que pensam, o que sentem, o que dizem



  Lisboa, junho 2015 


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS QUINTA DE MARROCOS

2014 / 2015


EBI Quinta de Marrocos

1º , 2º e 3º ciclos



EB1  Parque Silva Porto

Jardim de Infância Nº 2


EB1 Professor José Salvado Sampaio

Jardim de Infância Nº 3






                                                                                                                                                         


AGRADECIMENTOS 
A Equipa da Biblioteca e os seus colaboradores agradecem a todos os professores e alunos do Agrupamento que se envolveram diretamente neste projeto e a todos os que colaboraram com as suas sugestões, ajudas e  palavras de  apoio.

Aos alunos, obrigada por nos darem a conhecer os vossos pensamentos, sentimentos e sonhos que nos tornam a todos mais próximos,  revelando pequenos  escritores e artistas , verdadeiros  tesouros escondidos. Aos alunos Amigos da Biblioteca e todos os alunos que se dispuseram a colaborar no tratamento dos textos , bem hajam e parabéns pelo vosso exemplo!

Aos professores, pela sua arte mais nobre que é a de desenvolver as capacidades e talentos de cada um dos seus alunos e a de formar as suas consciências, tornando o bem e o belo apetecíveis.

Queremos deixar também um agradecimento a todos os que trabalham nas escolas do Agrupamento, especialmente aos que estando mais perto de nós, na execução das etapas finais, tornaram possível  este projeto.

Enquanto coordenadora da Biblioteca, um obrigada a esta Equipa, sem a qual teria sido  impossível levar até ao fim  todo este trabalho.

Esta foi a nossa tarefa: a de coordenar e dar visibilidade a um trabalho que, afinal, foi essencialmente o de todos os professores que conviveram com os alunos em sala de aula durante o ano e que, através das entrevistas, das composições, das reflexões em conjunto, fizeram estes trabalhos agora expostos entre a capa da nossa ilustradora Teresa Pinho, professora de Educação Visual  e a contracapa da professora Paula Ferro também de Educação Visual: estes trabalhos estão simbolizados na Árvore do projeto 1 200 tampinhas, 1 200 alunos .

À Direção, que deste o início acolheu e aprovou com entusiasmo este Projeto 1200 outros alunos como tu e que acompanhou a articulação entre as três escolas.

Às coordenadoras das  escolas do 1º ciclo (professoras Ana Castilho e Isabel Neves) que fizeram a articulação  na divulgação desta proposta e na recolha de  informação de todos os professores que se envolveram nas suas escolas.

A todos os que participaram noutras atividades da Biblioteca ao longo do ano, que estimularam a leitura dos seus alunos e que os acompanharam  nestas  viagens à Biblioteca, bem hajam!

A Coordenadora da Equipa da Biblioteca  

                                                                                      Isabel Franco           
                                                                                                                                                



INTRODUÇÃO

                                                                                   

        Este projeto surgiu de uma proposta lida na introdução do Kit Pedagógico da exposição 7 mil milhões de Outros, divulgada no final de um Conselho Pedagógico pela Diretora do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos.

 No referido Kit Pedagógico,  podemos ler: «(…) também tu podes fazer parte do projeto7 mil milhões de Outros. Este Kit ajuda-te a refletir sobre ti, os outros, a Humanidade, o que nos diferencia e aproxima. Para refletires sozinho e na sala de aula, com os teus colegas e professores .”

            E porque não através da Biblioteca, que tem como função receber, apoiar, acolher e divulgar  os trabalhos dos alunos e professores?

         Porque não juntarmo-nos a estas 6.000  entrevistas,  realizadas em 84 países visitados, durante 7 anos de filmagens, num total de  5.000 horas de gravações em mais de 50  línguas diferentes ?

        Logo surgiu outra proposta de um elemento da Direção do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos: e porque não um projeto do Agrupamento?

           Se para o autor de 7 mil milhões de Outros «se trata de um retrato único da Humanidade, daquilo que nos une, do que nos torna humanos», o nosso objetivo será exatamente o de conseguir levar a todos , mais do que um álbum  de  fotografias ou um  anuário, um retrato único do Agrupamento, daquilo que nos une, do que nos torna humanos, bem como motivar um momento de reflexão sobre a realidade  em que nos movemos e  vivemos na maior parte do tempo.

Afinal, quem são, como são, na verdade, os que estão ao nosso lado, quando lhes damos tempo e um espaço para se manifestarem, para se dizerem a si mesmos?

A estrutura inicialmente pensada para este projeto foi sofrendo alterações: para além das respostas dos alunos, porque não fazer uma pesquisa a nível interdisciplinar? Seria interessante descobrir o que foram os sonhos, as ideias, os contributos das figuras da História da Humanidade nos domínios abordados na entrevista. Seria igualmente relevante perceber a partir da pesquisa de biografias, realizada em sala de aula, que as grandes personalidades de diferentes áreas também foram alunos que tiveram os seus medos e dificuldades, e que cada um pode vir a brilhar, como uma estrela da Humanidade, através do esforço, da perseverança e da convicção de que tudo vale a pena e  de que tudo contribui, desde cedo, para o que poderemos vir a ser mais tarde.

Propusemos e direcionámos para os professores de diversas disciplinas as perguntas que se enquadravam nos diferentes temas abordados (para a História, as guerras; para as Ciências, o ambiente; etc). Procedemos ainda a um levantamento das figuras  destacadas no âmbito dos conteúdos dos programas das diferentes disciplinas.

Com esta listagem e mais algumas personalidades da cultura geral, um elemento da  equipa da Biblioteca elaborou  um  mapa do mundo por  continentes com os diferentes escritores, cientistas, pintores, compositores, desportistas, matemáticos , políticos e personalidades da história com os quais  os alunos conviveram ao longo do ano.

Na Biblioteca, como trabalho de fundo e para divulgação desta proposta, a equipa da BE procedeu a uma pesquisa (com exposições  periódicas, desde o início do ano) de todos os autores de obras aconselhadas e não só, na procura de excertos  sobre os temas abordados na entrevista .Alguns alunos, neste caso, com horas do seu curriculum na Biblioteca, foram verdadeiros repórteres da História, recolhendo nas obras de leitura obrigatória e não só,  excertos para a elaboração de entrevistas “virtuais”, ou seja, a partir do  lema do  cartaz *em anexo :”Ler, voar no tempo e no espaço”. Assim, obtivemos uma entrevista a Anne Frank em 1942, na Holanda, realizada pela coordenadora dos Amigos da Biblioteca.

Se com os alunos da EBI (segundo e terceiro ciclos) nos focámos mais na entrevista em si, realizadas principalmente na disciplina de Arte e Cidadania e na  Biblioteca,  recolheram-se  ainda assim  alguns textos e poemas realizados em  sala de aula  na disciplina  de  Português.

Nas escolas do primeiro ciclo recolhemos essencialmente frases e textos realizados  em sala de aula, a partir dos temas gerais  abordados neste projeto e com a ajuda das  perguntas . 

Passados 10 anos a sobrevoar o planeta, Arthus-Bertrand lançou o projeto 7 mil milhões de Outros em 2003, com Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire. Trata-se de um retrato único da Humanidade, daquilo que nos une, do que nos torna humanos.

Uma equipa de repórteres percorreu os quatro cantos do mundo e colocou a um grupo heterogéneo de pessoas (de ambos os sexos, diferentes nacionalidades, idades, culturas…), o mesmo conjunto de questões, sobre temas tão diversos como amor, felicidade, família, sonhos… Resultado? Um caleidoscópio comovente da nossa condição. “Somos mais de 7 mil milhões na Terra e o desenvolvimento sustentável é impossível a não ser que trabalhemos juntos”, sublinha Yann Arthus-Bertrand. E acrescenta: “Acredito no projeto 7 mil milhões de Outros porque afeta cada um de nós e é um incentivo.

 Espero que cada indivíduo queira fazer parte destes encontros, escutar o Outro e dar vida ao projeto 7 mil milhões de Outros, acrescentando o seu próprio  testemunho e dando voz a um desejo para vivermos em harmonia”.

                  Por isso este livro é um livro que fica em aberto, de forma a incluir ainda mais  entrevistas realizadas à Comunidade Educativa neste ano letivo e nos próximos,   para podermos alargar os horizontes das nossas vidas com as  experiências de  vida  dos  que nos rodeiam e com quem convivemos no dia a dia.             

              Uma edição a completar, a renovar.

                                                                                                          Isabel Franco
                                                                                            Coordenadora da Biblioteca   


                                      
                                                                                                            Sofia Paixão
                                                                                          Colaboradora da Biblioteca

                                                                                                ( Revisão de texto)
                                                                                                                                                                






ÍNDICE











 
1.     Introdução: origem, estrutura e objetivo do projeto

2.     Os alunos: o que pensam, o que sentem, o que dizem

       2.1. Temas : alunos do  Pré-Escolar ,  1º ciclo ,   e  3º ciclos

           2.1.1. O amor, a amizade, o respeito e a responsabilidade       

           2.1.2. Os medos

           2.1.3. Os sonhos

           2.1.4. A felicidade

           2.1.5. A natureza

           2.1.6. A família

           2.1.7. As lágrimas
                          

       2.2 Respostas à entrevista: alunos do 2º e 3º ciclos

       2.3. Poemas e textos vários

3.     Os escritores : outros que foram alunos como tu - o que pensam, o que sentem, o que dizem

       3.1. Excertos de obras sobre os temas da entrevista
 
4.     Figuras da História da Humanidade no Mundo

       4.1. Escritores e poetas portugueses

       4.2. Escritores e personalidades célebres: Europa, África, Ásia, América

       4.3. Ciências Exatas: Ciências Naturais, Ciências Aplicadas, Matemática, Físico-Química, Desporto

       4.4. Arte: Pintura, Música

       4.5. Ciências Políticas: História, Política
 
5.     Conclusão
 
Anexos
 
 
                      _____________________________________________



               4.  Figuras da História da Humanidade no Mundo

 
 Mapas do mundo por  continentes com os diferentes escritores, cientistas, pintores, compositores, desportistas, matemáticos , políticos e personalidades da história com os quais  os alunos conviveram ao longo do ano.
  

 
  





 
 
 


 
 

 Autoria dos Mapas: Professor Gabriel Lamas

Texto e imagens recolhidos no Google
___________________________________________________________


 
CONCLUSÃO

 

Para concluirmos, será de relembrar as palavras que integram o Ponto de Partida na apresentação da exposição 7 mil milhões de outros, nascida do projeto de YannArthus-Bertrand, e que nos inspirou na concretização do nosso próprio projeto:

«“Vista do céu, a Terra é um vasto território, sem fronteiras, conflitos ou interesses”.  Foi quando sobrevoava o céu para o projeto  A Terra vista do céu, que YannArthus-Bertrand se interrogou sobre as vidas dos homens e mulheres que não conseguia ver, mas que viviam lá em baixo, com quotidianos diferentes, sonhos, receios, amores e desamores, crenças e gostos, fragilidades e recordações. “No momento em que aterrei, os problemas surgiram. Confrontei-me com a inflexibilidade dos sistemas administrativos e as fronteiras construídas pelos homens, símbolos de como é tão difícil vivermos em harmonia”, afirma.»

Visto de fora, o nosso Agrupamento de Escolas é assim: um vasto território, sem fronteiras, conflitos ou interesses. No entanto, visto de dentro, deparamo-nos, no dia a dia, com os limites particulares de quem faz parte da nossa comunidade educativa.

Por vezes, interrogamo-nos sobre as vidas de cada um de nós. Questionamo-nos se seremos capazes de VER os diferentes quotidianos, sonhos, receios, amores e desamores, crenças e gostos, fragilidades e recordações, que  todos aqueles que passam por nós nos corredores, nas escadas, nos blocos, nos pátios, nos trazem das suas casas, das suas famílias.

Porque nem sempre há um tempo e um espaço que nos permita compreender as barreiras construídas pelos homens e a inflexibilidade dos sistemas, este nosso projeto quis abrir fronteiras e estabelecer a ligação entre os vários elementos da nossa comunidade educativa.

 Este livro pretende ser também uma homenagem à criatividade de todos.  Um testemunho de todos os que passaram por este Agrupamento e deixaram as suas marcas. Uns marcaram-nos de forma mais visível no tempo e no espaço, outros semearam raízes que ainda não se vêem, mas que, a seu tempo, noutro momento e noutro espaço, irão surgir em pleno em cada aluno, pelo que lhe ficou também da experiência coletiva que viveu neste nosso Agrupamento.

 Nesse âmbito, apresenta-se simbolicamente, na contracapa do nosso livro, uma Árvore do Agrupamento que representa a vida destes nossos 1200 alunos.

Alguns professores já não estão entre nós  (no nosso tempo e no nosso espaço), mas trabalharam de acordo com esta visão de levar os outros a deixar a sua marca. E tentaram fazê-lo também, pelo seu próprio exemplo, conscientes de que é no tempo e no espaço em que vivemos que devemos fazer a diferença.

O nosso colega Ricardo Reis (que em tempo colaborou na equipa da Biblioteca) concedeu-nos o privilégio de podermos reencontrar o seu entusiasmo, a sua criatividade e o seu empenho, a sua marca, no cartaz que, na altura, concebeu como incentivo à leitura,  convidando-nos a viajar no tempo. E fê-lo ainda no painel de azulejos  por onde todos passamos diariamente à entrada da escola.

É isto que nos une agora, fazendo-nos viajar do passado para o futuro: encontrar a força e a inspiração nas vidas dos que nos precederam ou que connosco conviveram(e lembramos todos os que passaram por este Agrupamento), para preparar o futuro dos que nos são confiados.

                                                   Autoria: Professora Paula Ferro   (E.V.)