Ano lectivo 2014/2015

DIA MUNDIAL DA POESIA - 21 de MARÇO












 









No dia 21 de março, pelas 12h 00,os alunos das turmas 1ª e 5ª do 5º ano, foram à Biblioteca com as Professoras Dulce Antunes e Gina Silva, para uma sessão de declamação de poemas. Cada turma apresentou à outra os poemas selecionados . A Equipa da Biblioteca foi presenteada com uma  "chuva de poemas" muito bem escolhidos e declamados, incluindo até, um poema sobre a Biblioteca! 




 





Depois desta apresentação, os alunos fizeram a mímica de um poema, enquanto ouviam a música do mesmo.Por fim, receberam, cada um, um poema à sorte, da antologia de poemas selecionados na Biblioteca, e uma tira de papel às cores . Partiram , sentados, para uma caça ao tesouro, ou seja, para uma caça ao verso!
Escolheram aquele verso que tinha mais brilho para cada um, de que mais gostaram e transcreveram-no para a tira de papel que acabou na "onda" de versos, no mar de poesia que inundou a escola neste dia. também muitos alunos passaram na Biblioteca nas suas horas livres para copiar um verso .

                                                                      
          





 


No dia seguinte, 22 de março, foi a vez dos alunos das turmas 4ª e 5ª do 6º ano, com as Professoras Isabel Corte e Teresa Caldas. Primeiro a Professora Isabel Corte contextualizou esta Efeméride- o Dia Mundial da Poesia- e de seguida passou a palavra aos apresentador desta sessão, o Rodrigo Cardoso, do 6º5ª.
Os poemas apresentados coletivamente surpreenderam todos e a postura destes alunos e dos  alunosque apresentaram indivualmente ou a pares manifestou um nível de participação e de envolvimento de grande responsabilidade. Foi uma excelente seleção de poemas que revelou uma preparação tão cuidada que nos soube a um verdadeiro banquete de palavras. Para aperitivo, o poema coletivo, como entradas, as declamações individuais e a pares e como prato principal uma dramatização muito bem apresentada.










  

                                                            Apresentador desta sessão Rodrigo Cardoso, do 6º5ª.





A


Como sobremesa e surpresa, os alunos puderam ouvir dois poemas cantados, terminando cada um com a sua  letra na mão, para seguirem o poema "A Pedra Filosofal"  de António Gedeão, cantado por Manuel Freire.

CONCURSO "UM TÍTULO, UMA ILUSTRAÇÃO"














EXPOSIÇÃO "20 ANOS DA BIBLIOTECA DA QUINTA    com um pouco de ...HISTÓRIA DA ESCOLA