Ano lectivo 2014/2015

               AGRUPAMENTO QUINTA DE MARROCOS  - BIBLIOTECAS – 2017 / 2018

                                                PROJETO “A LEITURA E AS EMOÇÕES”
     
   I-OBJETIVOS

1-O objetivo  da promoção da leitura é formar leitores competentes, autónomos, capazes de avaliar criticamente o lido (no pré-escolar, será o ouvido) e construir hipóteses interpretativas.
2-Fomentar a interação entre o texto e o leitor. Esta  é uma condição fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora
3- Envolver o leitor emotivamente com a leitura Não é possível impulsionar esta interação, este contacto íntimo do leitor com o texto, fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora, se a criança não se envolver emotivamente com a leitura, e esta se reduzir a uma mera aprendizagem mecânica do código e das suas habilidades básicas.*

   II-PÚBLICO ALVO : do pré-escolar ao 3º ciclo

     III-RECURSOS
1-      Humanos: professores das disciplinas a articular com a BE
Pré-escolar- Educadoras e Psicóloga do GAAF
1º ciclo – Professoras e Psicóloga do GAAF
2º ciclo-Português e Arte e Cidadania, TIC
3º ciclo-  Português,  Arte e Letras (3º ciclo) e a Psicóloga da escola
CV- Informática e Design
2-      Materiais: impressão de marcadores (a cores) e plastificação, impressão de calendários das estações das  emoções

      IV - ATIVIDADES

DIVULGAÇÃO: - Visionamento do filme Divertidamente (2º e 3º ciclos)  e  associação aos símbolos Imogis


1-       Pré-escolar: acompanhamento e orientação  das educadoras na Hora do Conto, para que a atividade seja orientada com este objetivo. Intervenção da Psicóloga nestas sessões, na abordagem dos contos, para o reconhecimento das suas  emoções (desencadeadas pelas personagens) e identificação das emoções nas personagens.
2-      1º ciclo: distribuição de uma régua/marcador com os símbolos das diferentes emoções e no verso, espaço para registar com carimbo as emoções do leitor e as emoções presentes nas  personagens , em  cada livro requisitado.
3-      2º e 3º ciclo : distribuição de uma régua/marcador com os símbolos das diferentes emoções e no verso, espaço para registar com carimbo as emoções do leitor e as emoções presentes nas  personagens , em  cada livro requisitado.
4-      CV  : tratamento da imagem  /imogis      : pesquisa de símbolos, seus significados ; elaboração dos marcadores ,  elaboração do calendário  . Colaboração na divulgação do projeto na  decoração de um placard .

   PRODUTO FINAL  - Calendário das estações e das  emoções (Pré-escolar ao 3º ciclo e CV)
                                            Nota: poderão ser ainda incluídas outras iniciativas e incluir outras articulações

*António Prole, Como fazer um Projeto de promoção da leitura


Nenhum comentário: