Ano lectivo 2014/2015

Balanço do 2º Período BIBLIOTECA EB1 PARQUE SILVA PORTO- ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DA POESIA E DA ÁRVORE - Horas do Conto


Balanço do 2º Período :  atividades na EB1 Parque Silva Porto
dados recolhidos pelos elementos das equipas das bibliotecas :
                         Prof. Aida Gracioso; educadora Rita Cabral e educadora Conceição de Sá
Comemoração do Dia Mundial da Poesia e da       Árvore na EB1 Parque Silva Porto

 Na semana de 19 a 22 de março, na Escola EB1 Parque Silva Porto, a Poesia deu as mãos à chegada da primavera! 
Assistimos a verdadeiros momentos mágicos com palavras de encantar!!





Em articulação com a Biblioteca, todas as turmas da Pré e 1º ciclo trabalharam A Poesia nas salas de aula e apresentaram os seus trabalhos, juntamente com os seus professores, na Biblioteca. Os alunos declamaram os seus poemas e ouviram Poesia  em diferentes formas: escrita, musicada, recitada e em Língua Gestual. Também foram lidos poemas tendo em conta os contos trabalhados e explorados em sala de aula, como O Rapaz Que tinha Zero a Matemática, de Luísa Ducla Soares e Versos de Cacaracá, de António Manuel Couto Viana









Os nossos alunos mais pequenos e os alunos surdos, deliciaram-se a ouvir em Língua Gestual os poemas dos afetos da obra Como os Pássaros, de Maria Teresa Maia Gonçalez. O poema “Direito a Ser” foi de facto o mais explorado. Os alunos, ao longo do poema, revelaram uma participação bastante ativa no jogo “Quem é Quem?” em que tentaram descobrir, através de objetos, o nome dos meninos e meninas que faziam parte da história do poema. 

















Todos os alunos da escola ilustraram/escreveram em pequenas folhas verdes as suas poesias e, desta forma, construíram a Árvore da Poesia!!!










































No final de cada sessão, alunos e professores foram presenteados com diversos poemas “enroladinhos” em folhas coloridas!!

A Escola ofereceu, por iniciativa da Equipa da Biblioteca da EBQM, um poema do Poemário dos Afetos de Teresa Gonzalez (em formato de folha/leque) a todos os professores do 1º ciclo das duas escolas deste Agrupamento.






HORA DO CONTO 

NA EB1 PARQUE SILVA PORTO

O nosso Agrupamento recebeu, a partir do 2º período , mais uma Educadora  (Educadora Conceição de Sá ) para colaborar nas nossa bibliotecas, tendo sido assim beneficiado de mais horas para esta atividade que tanto enriquece os nossos alunos.
Uma vez que a Educadora Estrela Matos, responsável pela Hora do Conto , só está presente apenas à 2ªf nesta escola , temos esta atividade prolongada nos outros dias com mais uma Educadora. O que também acontece na EB1 Salvado Sampaio, sempre que uma só Educadora não pode chegar a todos ao mesmo tempo. 


 Um Lobo Pela Trela, de Guido Visconti foi a história escolhida pela Educadora Conceição de Sá para dinamizar a hora do conto na biblioteca da Escola EB1 Parque Silva Porto. Os alunos ajudaram o Osvaldo, personagem da história, na complicada tarefa de transportar para a outra margem do rio, um de cada vez, numa pequena barca, uma couve, uma ovelha que gosta de couves, e um lobo que gosta de ovelhas, sem que a ovelha coma a couve e o lobo coma a ovelha. Depois de resolvido o dilema foram apresentadas novas personagens, uma cenoura que o coelho e o burro gostariam de comer, uma raposa que gosta do ovo e da galinha.




Esta história também foi contada em algumas salas do primeiro ciclo e do Jardim de Infância Escola EB1 Salvado Sampaio. 




A Escola EB1 Silva Porto é uma escola de referência para alunos surdos, daí que a biblioteca foi palco de várias dinâmicas em que a Língua Gestual esteve sempre presente.

Foram privilegiadas as histórias em CD e em Língua Gestual, a saber: O que é que se Passa Aqui??; Dom Leão e Dona Catatua; Sou Asas; O segredo do Sol e da Lua; Perdida de Riso; Amizade sobre Rodas. No final de cada história, os alunos ilustraram nas suas cadernetas de leitura a sua opinião sobre o conto e colaram o cromo correspondente



Nenhum comentário: